Estátua Vizela com neve

Vizela

Partindo do parque de estacionamento da Penha, siga a indicação Lapinha e, alguns metros adiante, vire à esquerda, onde está indicado Santo Tirso, Covas e Lapinha, seguindo sempre pela estrada que desce o Monte da Penha. Irá ter à EN 579-2, que segue em direcção a Santo Tirso e Vizela.

• À entrada de Tabuadelo, vire à direita e logo a seguir à esquerda, na direcção de São Bento. No topo, chegando ao cruzamento, vire novamente à esquerda. Alguns metros adiante, encontra-se a bonita Ermida de São Bento das Pêras, vários penedos imponentes (alguns caiados de branco, em sinal de gratidão ao santo) e mais um miradouro, com uma vista soberba, apesar de estar a apenas 470 metros de altitude. Se tiver a sorte de aí chegar num dia de pouca afluência, verá que se trata de um local que inspira uma grande serenidade. Saboreie essa sensação durante alguns minutos e regresse depois ao cruzamento. Vire à esquerda, continuando na direcção de Vizela.

• Vizela possui um agradável parque de lazer, na Rua Dr. Abílio Torres, onde, se o desejar, poderá fazer uma paragem mais demorada, aproveitando, eventualmente, para dar um pequeno passeio e apreciar as nascentes de água sulfurosa que aí se encontram. Caso contrário, siga as indicações que o levarão às Termas, perto das quais existe uma zona de merendas à beira-rio, um pouco degradada, mas de onde se pode observar a ponte romana que atravessa o Rio Vizela. A saída da vila far-se-á por essa ponte. Preste atenção aos veículos que vêm em sentido contrário (pois a ponte é muito estreita!) e, depois de a atravessar, vire à direita, na direcção de Santo Tirso (embora não haja qualquer indicação nesse sentido).

Comentários

Comentários