Vila Nova de Foz Côa

É aqui que se encontra a sede do famoso Parque Arqueológico do Vale do Côa, a partir do qual se pode iniciar uma visita às gravuras rupestres, situadas na Canada do Inferno. É preciso reservar com antecedência. Pode fazê-lo através do telefone 279 76 82 60/1.

• A visita faz-se exclusivamente em viaturas do parque e dura cerca de 2 horas. Grande parte do percurso é feita a pé, em terreno bastante acidentado, o que pode constituir uma dificuldade para crianças muito novas (menores de 6 anos) e idosos pouco habituados a esforços físicos. O custo de cada visita é de cerca de 2,5 euros por pessoa. Na sede do parque pode comprar diversas publicações e recordações, nomeadamente miniaturas de gravuras feitas em pequenas lajes de xisto da região.

• O facto de a visita ser feita em grupo, mediante reserva prévia e sem possibilidade de gerir individualmente o seu ritmo, pode torná-la desagradável para muitas pessoas. Mas são estas as “regras da casa”, e consegue-se perceber o que pretendem evitar… Por isso, se não gosta que lhe controlem demasiado os movimentos, talvez seja preferível “fazer-se à estrada”, depois de visitar a parte antiga da vila.

• Saia para sul, tomando a direcção de Guarda e Trancoso. A cerca de um quilómetro após a saída da vila, encontrará indicado, do lado esquerdo da estrada, um parque de merendas. Estacionando o carro no amplo espaço disponível, entre neste bonito parque densamente arborizado e deixe-se embalar pelo canto das numerosas aves que frequentam as espessas copas das árvores. Existem diversas mesas de xisto e bancos de madeira à espera de serem usados. Também poderá utilizar alguns grelhadores (desde que traga o carvão de casa) e água corrente para lavagens. Da parte mais alta do parque poderá apreciar um belo panorama dos arredores.

Comentários

Comentários