Sortelha

Siga agora para Sortelha, passando por Inguias, através de uma bonita paisagem serrana. Visitar Sortelha é quase como fazer uma viagem no tempo, até à Idade Média, dado o excelente estado de conservação em que as casas mais antigas se encontram. Sabe bem respirar a calma deste povoado e passear entre as austeras construções de granito.

• Assim, sugerimos que deixe o carro fora da zona das muralhas e dê um demorado passeio a pé pela aldeia. Aprecie a magnífica paisagem, do alto da torre de menagem e da torre sineira, e o bonito pelourinho de estilo manuelino, muito trabalhado, onde se destaca a esfera armilar que ornamenta o topo. Perto do Largo do Pelourinho, encontrará a Igreja Matriz (séc. XVI), em cuja fachada sobressai o bonito portal, também decorado com esferas armilares. Se o templo estiver aberto, entre e aprecie o tecto do altar-mor, de inspiração mourisca.

• Ao passar pela Rua Direita, aproveite para visitar o atelier de azulejaria de Carlos Bértolo (contacto: 964 51 50 57). Aí poderá ver o artista a trabalhar e adquirir, se o desejar, algumas peças de artesanato (por exemplo, um dos interessantes relógios de sol por ele fabricados).

Comentários

Comentários