Sítio-arqueológico-prazo

Sítio Arqueológico do Prazo

Seguindo pela rua do museu, encontrará um largo onde se situa a Igreja Matriz e o pelourinho. Depois de se deter durante algum tempo nestes dois monumentos, saia daí em direcção ao Sítio Arqueológico do Prazo, que fica a cerca de 3 quilómetros de distância (o caminho está bem indicado). A estrada que lhe dá acesso é muito estreita, mas tem dois sentidos de tráfego, pelo que convém ir assinalando regularmente a sua presença, buzinando, para evitar, tanto quanto possível, manobras delicadas em marcha-atrás. Uma opção preferível é fazer este percurso a pé, aproveitando para apreciar a bonita paisagem.

• Neste sítio arqueológico, encontrará vestígios do Neolítico e ruínas romanas e medievais. Toda a estação dispõe de painéis informativos. Existem bons locais para descansar e um amplo parque de estacionamento.

• Na Igreja Medieval do Prazo, poderá ver vários tipos de sepulturas, tanto dentro como fora do velho templo. Cerca de 40 esqueletos foram aí desenterrados e constituem agora objecto de estudo. A disposição e configuração destes túmulos indicam que foram feitos em diferentes épocas, por homens que executavam rituais distintos.

Comentários

Comentários