Calçadinha

São Brás de Alportel

Em São Brás, vila pacata que foi, em tempos, a residência dos bispos do Algarve, procure a indicação Museu Etnográfico.

• O Museu Etnográfico do Trajo Algarvio está instalado na Casa da Cultura António Bentes. O próprio edifício mereceria, por si só, uma visita: repare nos tectos de madeira muito trabalhados e nas gelosias de algumas portas exteriores. Mas o museu contém uma exposição de mais de 15 000 peças representativas dos trajos de toda a região algarvia, desde a zona barrocal e serrana até à orla marítima, além de percorrer todas as classes sociais e actividades profissionais. Em suma, uma exposição a não perder.

• Como “bónus”, poderá observar ainda uma interessante colecção de bonecas antigas e actuais, manufacturadas na região, e diversas imagens de arte sacra em madeira pintada, feitas pelos famosos pinta-santos ou faz-santos do Algarve. Encontrará também uma colecção constituída por uma vintena de veículos tradicionais, puxados por animais, como o trem de passeio das gentes ricas ou o carro aguadeiro.

• Nas antigas cavalariças, hoje restauradas, encontram-se vários equipamentos próprios destas instalações, bem como diversas alfaias agrícolas e outros acessórios campestres antigos. Poderá admirar também uma exposição que ilustra todas as fases da exploração da cortiça.

Local: Rua Dr. José Dias Sancho, 63, São Brás de Alportel.
Contacto: 289 84 01 00.
Horário: das 10.00 h às 13.00 h e das 14.00 h às 17.00 h. Ao sábado e domingo só abre à tarde.

• Ainda em São Brás, pode fazer uma boa caminhada de cerca de dois quilómetros, percorrendo um pequeno troço da calçada romana que, antigamente, fazia a ligação entre Faro e a serra algarvia. Pare o carro junto à Igreja Matriz e encontrará, entre esta e a residência episcopal, uma viela que dá acesso à referida via, denominada localmente Calçadinha. É preciso caminhar cerca de um quilómetro para encontrar a descoberto a antiga calçada, que se pode seguir até à actual estrada para Faro.

• Se visitar São Brás no pino do Verão, talvez seja útil saber que aí existe um complexo de piscinas municipais, abertas de Junho a Setembro, que inclui uma piscina de baixa profundidade para crianças, e outra para adultos, com duas pranchas de saltos.

Comentários

Comentários