Imagens mágina até Junho 2010 031

Ruínas Romanas de Cetóbriga

Vire à direita quando encontrar a indicação Ruínas Romanas. A estrada de acesso é de terra batida, com o piso um pouco arenoso, mas é acessível a qualquer automóvel que circule devagar. No fim do caminho, encontrará um sítio arqueológico vedado, do lado direito, onde se encontram as Ruínas Romanas de Cetóbriga. O que hoje conhecemos como Península de Tróia era, na época da ocupação romana, uma ilha do delta do Sado, de nome Alcala (ou Achale), onde existia uma próspera indústria de captura e salga de peixe, na qual eram utilizados enormes tanques, ainda hoje visíveis. Para além destas estruturas postas a descoberto pelas escavações arqueológicas, também são perceptíveis as ruas e os edifícios, para além das omnipresentes termas.

• Mais adiante, encontram-se vestígios de templos, dos quais se destaca uma basílica do período visigótico, acompanhada de diversos espaços funerários. Para a visitar, terá de pedir a chave à senhora que vive na casa anexa ao complexo ou ao segurança de serviço.

• Continuando na estrada que segue até à ponta de Tróia, estacione junto ao último caminho à direita, antes de chegar à primeira tabuleta que indica o cais de embarque para Setúbal. Aqui, sugerimos um passeio a pé, muito agradável, seguindo por esse caminho até perto da água e contornando a caldeira para norte, na margem oposta às ruínas que acabou de visitar. Prossiga depois pela praia já virada para Setúbal, até ao cais de embarque, e regresse pela estrada até ao local onde deixou o carro. É uma caminhada fácil, sempre em piso plano, através de uma paisagem bonita.

• Regresse pela mesma estrada e, se gosta de praia, aproveite para conhecer melhor a costa atlântica da península. Basta estacionar e subir as dunas do lado direito, por um dos trilhos já pisados. O mar está logo ali a dois passos, espalhando-se por uma praia vastíssima de areia limpa. Se prefere praias mais recolhidas, longe das habituais multidões, este é o local ideal para si.

Comentários

Comentários