Arrábida, Azeitão e Palmela num intuito de conhecer o essencial

Roteiro da Serra da Arrábida

Roteiro Portinho da Arrabida

O Roteiro da Serra da Arrábida é uma volta pela Arrábida, Azeitão e Palmela que tem como intuito mostrar o essencial da beleza desta região à volta de Setúbal, incluindo o Parque Natural da Serra da Arrábida e as suas praias.

Este roteiro, com origem e fim em Setúbal, na Av. Luisa Todi, permite ficar a conhecer o essencial da serra da Arrábida.

Tome a direcção da Arrábida e siga – se os condicionamentos de trânsito o permitirem – pela estrada mais próxima do mar (a EN379-1) que atravessa a fábrica de cimento e segue por Outão (cuja fortaleza marítima chegou a ser sanatório), Figueirinha e Portinho da Arrábida. Esta última praia, jóia do Parque Natural da Serra da Arrábida, merece uma visita, tanto mais que não faltam bons locais para almoçar.

A volta à serra prossegue, entre belas paisagens, com destino a Azeitão. É outro ponto de paragem obrigatória, seja devido a algum património (caso do setecentista Chafariz dos Pasmados e do Palácio dos Duques de Aveiro) e artesanato (azulejos, loiças pintadas) para ver, seja para provar as duas especialidades locais: as tortas e os queijos, quais delas a melhor.

Tortas de Azeitao

Depois, é só rolar com a vertente sul da serra da Arrábida bem à vista, à direita, até Palmela. Terra de bons vinhos, tem nas Festas das Vindimas um dos momentos mais altos do calendário de festividades locais.

Se gosta de andar a pé pode ser interessante deixar o carro perto do Chafariz de D. Maria I e subir a pé, pelo meio do casario branco e florido. O amuralhamento, bem conservado, foi conquistado aos mouros no tempo de D. Afonso Henriques e foi sede da ordem militar de Santiago da Espada.

A vista do alto das suas muralhas, seja na direcção de Setúbal e do Sado, seja na direcção de Lisboa é, verdadeiramente, sem igual. Resta-lhe tomar a estrada para Setúbal e pôr termo ao passeio, quem sabe se com um peixe fresco ou marisco saboreados perto da doca.

Pousada de Palmela

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Acesso: Pela A2 e A12 até Setúbal, vindo de Lisboa (cerca de 40 km).
A ter em conta: Durante o Verão o acesso às praias da Figueirinha e Portinho da Arrábida poderá estar condicionado.
Quando: Com bom tempo, indiferentemente da estação do ano.
Extensão: Cerca de 60 km, com regresso a Setúbal.
Refeições: Restaurantes Galeão e Golfinho, no Portinho da Arrábida.
Outros pontos a visitar: Cabo Espichel, Farol e Santuário de Nossa Senhora do Cabo; castelo de Sesimbra; Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal.

Comentários

Comentários