foto(82)

Praia Fluvial da Ribeira Grande

Pelo caminho, depois de uma ponte estreita, vire logo à direita e estacione no parque da praia fluvial da Ribeira Grande. Este é mais um espaço aprazível à beira-rio, com uma ampla zona de sombra e relva, onde poderá estender uma toalha, dar um mergulho ou mesmo andar de “gaivota” ou de canoa, disponíveis no local. Um bar-restaurante e um balneário com instalações sanitárias compõem o rol de equipamentos disponíveis. Percorrendo ambas as margens da ribeira, encontrará mais alguns locais interessantes.

• Pouco antes de chegar a Fronteira, encontrará, do lado esquerdo, a indicação Igreja da Senhora da Vila Velha. Este é um templo tipicamente alentejano, de paredes caiadas e debruadas a azul. No adro, para além do cruzeiro/obelisco, poderá também apreciar a ampla paisagem circundante. No seu exuberante interior, destacam-se os frescos que decoram o tecto.

• Já em Fronteira, estacione perto da Igreja Matriz, que surgirá do lado direito da estrada, e percorra a pé as ruas da vila. Na Praça do Município, por exemplo, há vários pontos de interesse, como o pelourinho, a Torre do Relógio (séc. XVII), com um curioso telhado revestido a azulejos, e a Capela do Arco dos Santos, construída sobre uma passagem em arco (a Porta dos Santos), que, graças à sua posição elevada, permitia aos presos, que se encontravam na cadeia em frente, assistir às missas.

• Um dos principais atractivos de Fronteira é o grande número de casas solarengas que ainda se podem encontrar, com especial destaque para as da Rua dos Trigueiros, que parte da Praça do Município.

• Não deixe Fronteira sem visitar primeiro a antiga estação dos caminhos-de-ferro. Para lá chegar, siga pela Rua dos Trigueiros para sul, na direcção do tribunal, e depois pela Avenida Heróis dos Atoleiros. Ao fim da avenida, antes de chegar à linha, vire à direita, na rotunda. Aí encontrará a antiga estação que, embora já não se encontre nas melhores condições, conserva ainda em bom estado os painéis de azulejos, antigamente tão comuns neste tipo de equipamento e hoje tão difíceis de encontrar, pelo menos bem conservados.

Comentários

Comentários