3227182

Barragem do Peneireiro

Regressando à vila, procure, no lado oposto ao morro do miradouro, as indicações Parque de Merendas e Barragem do Peneireiro.

• A albufeira do Peneireiro está inserida numa agradável paisagem florestal e pode ser contornada por uma estrada florestal em bom estado que passa não muito longe da água. No entanto, é proibido nadar, andar de barco e pescar neste local. Ali próximo existe uma mata cerrada, com um excelente parque de merendas, muito bem equipado. Para encanto dos visitantes, também foi aí instalado um cercado com gamos, que aparentam estar de óptima saúde, bem como algumas gaiolas com aves.

• Se gosta de fazer exercício físico ao ar livre, também dispõe de um bom circuito de manutenção, bem sinalizado. Por sua vez, a estrada à volta da barragem é óptima para fazer uma corrida ou para um longo passeio de bicicleta.

2

Museu Doutora Berta Cabral

Um pouco abaixo do local onde se situa a Igreja Matriz, não deixe de visitar este museu, que está instalado num bonito edifício do séc. XIII, que era, inicialmente, o Solar dos Aguilares, primeiros donatários de Vila Flor, e serviu mais tarde como Paços do Concelho, Repartição de Finanças e Posto da Guarda Republicana. A construção austera em granito é ornamentada com as armas reais na fachada principal, a flor de lis (símbolo da vila) e as armas dos Aguilares (duas águias).

No museu encontram-se expostas várias colecções, distribuídas por diversas salas: arte sacra, arqueologia, etnografia, pintura, máquinas de costura, numismática, louças e utensílios de cozinha, máquinas de escrever, instrumentos musicais e arte africana. São mais de 3 000 peças, provenientes de ofertas de habitantes do concelho e amigos da terra!
De forma que, no meio de tanta variedade, é quase impossível não encontrar algo que lhe interesse…

Local: Largo Doutor Alexandre de Matos, Vila Flor.
Contacto: 278 512 373.
Horário: das 10.00 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h.
Encerra às terças e feriados.
Preço: gratuito.

Câmara-Mirandela

Mirandela

Poucas coisas serão mais agradáveis, numa cidade como Mirandela, do que começar o dia com um calmo passeio à beira-rio, saboreando a frescura da manhã pelo jardim que aí se encontra e aproveitando para tomar o pequeno-almoço ou um simples café na esplanada. Mais abaixo, existe um cais flutuante e uma marginal, por onde se pode continuar o passeio ou, para os mais desportistas, fazer uma saudável corri- da matinal. Também pode prolongar o passeio até à outra margem, atravessando o rio pela ponte velha. Esta bonita ponte românica tem 20 arcos, todos diferentes!

• Chegado à outra margem, vire à esquerda. Poderá continuar o passeio por outro jardim agradável que segue ao longo do Rio Tua e termina num atractivo parque de merendas, que se encontra instalado num logradouro junto ao açude que regula o nível da água do rio. Os aficionados da pesca encontrarão aqui um primeiro local, neste percurso, adequado à prática do seu desporto preferido.

• Por outro lado, se, depois de atravessar a referida ponte, optar por virar à direita, encontrará um magnífico parque de lazer, equipado com parque infantil, minigolfe, campo de ténis, café-restaurante e diversos recantos muito agradáveis. No limite do parque, existe ainda uma ampla praia fluvial. E, se preferir trazer o automóvel, poderá estacionar junto ao jardim.

• Regressando ao centro da cidade, experimente fazer uma visita ao Mercado Municipal, onde existem diversas lojas de artesanato. Aproveite também para reparar na carroça típica (das que eram puxadas por bois) e no lagar antigo que se encontram no jardim bem cuidado que se situa em frente a este edifício. O jardim dispõe de um pequeno parque infantil, onde as crianças poderão brincar um pouco, antes ou depois das compras.

8504439

Romeu

Saia da cidade pela EN 15, estrada paralela ao concorrido IP4, na direcção de Macedo de Cavaleiros. Após alguns quilómetros, encontrará a indicação Vale de Lobo. Nessa direcção, se lhe apetecer fazer um pequeno desvio de cerca de 4 quilómetros, poderá visitar um antigo lagar de azeite. Depois, um pouco adiante, ao passar Jerusalém do Romeu, volte à direita quando vir indicado Romeu e Museu das Curiosidades. Entrando na aldeia do Romeu, este interessante museu fica um pouco antes de um largo onde se encontram um cruzeiro e uma capela. Aí estão expostos diversos tipos de objectos, que vão de caixas e máquinas antigas a carruagens. De facto, como o nome indica, curiosidades não faltam neste museu!
Um pouco abaixo também encontrará uma interessante loja de artesanato da região.

Local: Romeu.
Contacto: 278 93 91 20.
Horário: Inverno, das 12.00 h às 16.00 h. Verão, das 12.00 h às 18.00 h. Fecha à segunda.

640_148.pel

Chacim

Voltando à estrada que havíamos tomado à saída de Macedo de Cavaleiros, continuamos o percurso seguindo em direcção a Chacim.

• Chegando à povoação, desça à parte velha e aprecie o bonito pelourinho (séc. XVIII), com uma figura feminina gravada no topo, que alguns pensam ser Nossa Senhora de Balsemão (veja, adiante, a referência ao Santuário de Nossa Senhora de Balsemão), e as armas de Portugal.