vol_mosteiro_tibaes_584px

Mosteiro de São Martinho de Tibães

A igreja deste mosteiro é justamente considerada um dos marcos da arte barroca em Portugal. Por isso, a visita a este templo é altamente recomendável. Quanto aos restantes espaços do mosteiro, igualmente imponentes, estão actualmente sujeitos a uma profunda intervenção, após um abandono de longos anos. Além da igreja, apenas é possível visitar uma sala de exposições temporárias. Mas pensamos que, mesmo assim, não se arrependerá de passar por este local, destinado a tornar-se, num futuro próximo, um importante centro de difusão cultural no norte do país.

Local: Lugar do Convento, Mire de Tibães.
Contacto: 253 62 26 70 / 62 39 50.
Horário, terça a domingo, das 10.00 h às 12.30 h e das 14.00 às 17.30 h. As visitas são guiadas.

Estátua D. Afonso Henriques 01

Estátua de D. Afonso Henriques

Saindo do Paço, aproveite para dar um pouco mais de atenção à imponente estátua de D. Afonso Henriques.
A imagem é sobejamente conhecida, pois tem presença assídua nos manuais escolares. Porém, mesmo entre os adultos, são poucos os que sabem que se trata de uma obra do escultor Soares dos Reis. Inaugurada em 1887, no Terreiro de São Francisco, pelo rei D. Luís e D. Maria Pia, foi transferida para a zona do castelo em 1940, a fim de se juntar aos restantes monumentos emblemáticos da fundação da nacionalidade.

1301696283_hRXCoSFzIY

Parque fluvial

Depois, vá até à rua central e siga as indicações Praia Fluvial e Campismo. Encontrará uma zona arborizada à beira-rio, com um pequeno parque infantil, sanitários, zona desportiva e praia fluvial. Infelizmente, perto da zona da praia há um esgoto a céu aberto, pelo que o banho é desaconselhável. No entanto, o local não deixa de ter alguns recantos atractivos, nomeadamente junto ao parque infantil. Também dispõe de algumas mesas e bancos de pedra.

Um pouco antes do parque fluvial, à direita de quem desce, existem piscinas ao ar livre, que funcionam entre Julho e Setembro. Mas convém evitar, sobretudo, o mês de Agosto, devido à grande afluência de residentes e emigrantes.

Castelo TOP

Guimarães

Depois, regresse à rua central da povoação e vire à esquerda. Siga em frente, até encontrar um entroncamento com uma placa indicando Guimarães, também para a esquerda. Alguns metros adiante, irá apanhar a N 101, uma estrada que, apesar de, a determinadas horas do dia, registar um tráfego bastante intenso, o levará, normalmente sem grandes percalços, até à cidade-berço.

Tal como Braga, Guimarães é uma cidade com muitas histórias para contar. Todos aprendemos nos bancos da escola que aí nasceu Portugal. Por isso, acreditamos que não será sem alguma emoção que, seguindo primeiro as indicações Centro e depois Castelo, chegará finalmente à chamada Colina Sagrada, uma elevação ajardinada no centro da cidade onde se encontram o Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel, o Paço dos Duques de Bragança e a Estátua de D. Afonso Henriques.

image_banner_list

São Miguel de Ceide

Voltando ao automóvel e saindo do parque de estacionamento em frente ao Mosteiro de São Bento, entre na rotunda e vire imediatamente à direita, na direcção de Famalicão e Caldas da Saúde, passando a ponte sobre o Ave. Atravesse Lamas e Areias e, se tiver um especial interesse por termas, poderá ficar a saber onde ficam as das Caldas da Saúde. Algum tempo depois de passar por Areias e imediatamente antes de umas bombas de gasolina verá, à sua direita, um edifício grande, ao fundo, com a inscrição Instituto Nun’Álvarez. Quando estiver em frente desse edifício, vire novamente à direita. Pouco depois, encontrará, à esquerda, o edifício das termas.

Regresse à estrada anterior, na direcção de Famalicão. Cerca de 2,5 quilómetros depois das referidas bombas, aparecerá, repentinamente, um cruzamento onde se encontra uma placa indicando Ceide e Casa de Camilo. Vire nessa direcção e siga sempre em frente. As indicações são escassas. Passando por Abade de Vermoim, vire à esquerda no cruzamento (apanhando a Rua Camilo Castelo Branco). No entroncamento seguinte, vire à direita, onde existe uma tabuleta que diz Casa de Camilo. Continue em frente e passe por cima do viaduto que atravessa a autoestrada. Entre em Ceide. À direita, fica a igreja. No largo em frente encontra-se o busto de Camilo e, por detrás deste, vislumbra-se uma casa com muros amarelos. É aí a Casa de Camilo.