Sé_Catedral_de_Portalegre

Portalegre

Volte à estrada principal, de novo no sentido de Portalegre. Se quiser descansar um pouco, recomendamos mais um pequeno desvio, desta vez até à Barragem da Apartadura. Para tal, basta seguir as placas indicativas. Pare o carro ao chegar à barragem, ou então atravesse-a e estacione do outro lado. Em ambas as margens existem espaços para banhos. Embora a zona não esteja propriamente preparada com estruturas de apoio, não deixa de ser um bom local para se refrescar num dia mais quente. Poderá também praticar alguns desportos náuticos não motorizados. Deve ter algum cuidado com as crianças, pois a profundidade aumenta rapidamente. Além disso, aconselhamos sandálias de plástico, pois as pedras irregulares que cobrem o solo podem magoar os pés. Depois do banho, volte à estrada principal em direcção a Portalegre.

• No centro da cidade, no Jardim do Tarro, não deixe de admirar o gigantesco plátano que aí se encontra e que está classificado como árvore de interesse público. Foi plantado em 1848 e as suas medidas surpreendem – 46 metros de diâmetro da copa, 30 metros de altura e 5,6 metros de diâmetro do tronco. Os seus ramos são tão extensos e pesados que têm de ser suportados por vigas de ferro!

• No Rossio, perto da zona onde está o plátano, poderá fazer uma visita ao Posto de Turismo, que costuma oferecer aos visitantes exposições temporárias variadas. Além disso, poderá adquirir uma planta da cidade, o que facilitará bastante as suas deslocações.

• Subindo a rua em direcção à Escola Industrial e Comercial, encontrará ainda o Jardim da Corredoura, onde poderá descansar um pouco. Embora não esteja muito bem tratado, ainda é um jardim agradável, com bastante vegetação e um parque infantil razoável.

Comentários

Comentários