Pinhal-de-Leiria

Pinhal de Leiria

Continuando caminho pela mesma estrada, vire pouco depois à esquerda, quando observar a indicação São Pedro de Moel e Matas Nacionais. Vá por essa estrada, que o leva através do célebre Pinhal de Leiria, cuja principal sementeira se efectuou durante o reinado de D. Dinis. Além do magnífico aroma, o pinhal esconde recantos muito agradáveis, que convidam a breves paragens e, eventualmente, a aproveitar para descansar um pouco sobre o chão atapetado por um espesso manto de caruma.

• Um pouco adiante, passará por um enorme parque de merendas, do lado esquerdo da estrada, com mesas e bancos sombreados por enormes pinheiros. E o Parque de Merendas da Portela. Mais tarde, depois de entrar numa estrada mais larga, encontrará, à direita, a indicação Parque de Merendas da Ribeira de Moel. Vire por aí e, seguindo junto à ribeira, passeará por recantos muito bonitos, até que encontrará, numa curva também à direita, a indicação Fonte da Felícia. Estacione no logradouro que fica ao fim desse caminho e desça pela escada até um retiro apelativo, junto à ribeira, onde existem quatro mesas com bancos, debaixo de um arvoredo denso que mantém todo o recinto na penumbra. Ao lado, fica uma pequena fonte, onde poderá reabastecer-se de água. Depois, continuando na mesma estrada, deparará, passado pouco tempo, com o tal Parque de Merendas da Ribeira de Moei, que se prolonga por vários retiros próximos da ribeira e onde se encontram mais algumas fontes. O facto de este parque estar próximo da estrada não constitui grande desvantagem, uma vez que o trânsito nestas paragens é mínimo.

• Regresse à estrada para São Pedro de Moei e faça um novo desvio à direita quando vir indicado Posto de Vigia Ponto Novo. Ao fim de, aproximadamente, 3 quilómetros, encontrará a torre de vigia de incêndios. Vale a pena subir, para desfrutar de uma magnífica vista do Pinhal de Leiria; só assim ficará com a noção correcta das enormes dimensões desta mancha florestal. Estará então a cerca de 110 metros de altitude.

Comentários

Comentários