Madeira_Strand_porto_santo

Pico do Castelo

Siga em direcção ao Pico do Castelo que, embora à primeira vista pareça ser o mais alto da ilha (437 metros), na realidade é o Pico do Facho que detém esse recorde, do alto dos seus 484 metros – não passa, contudo, de um “menino”, comparado com a altura dos picos que se encontram na Madeira.

• Suba a encosta por uma estrada sinuosa cheia de arvoredo, sobretudo cedros e pinheiros, o que é muito raro nesta ilha quase desértica. Chegará a um miradouro de onde se consegue apreciar bem a costa sul. Um canhão, encontrado em 1982 quando se procediam aos trabalhos de arborização do pico, está agora aqui exposto, apontado para o mar. Terá pertencido à fortaleza que existiu no cimo do Pico do Castelo, construída no século XVII para defender a população dos frequentes ataques dos corsários. Agora, no seu lugar, encontrará uma óptima casa-abrigo com cozinha, sala de estar, mesas e cadeiras e água para lavagens.

• Existe um trilho que permite circundar, em cerca de meia hora, o cume do pico. É um percurso fácil que permite aceder a pontos estratégicos em termos de observação da paisagem insular.

Comentários

Comentários