geo01-pico-ana-ferreira-luisafonsof

Pico de Ana Ferreira

Volte para a costa sul e suba ao Miradouro das Lombas, de onde se pode apreciar um óptimo panorama da praia e da Vila Baleira. Encontrará aí um moinho característico da ilha, com todo o equipamento necessário ao seu funcionamento, que pode ser visitado livremente.

• Depois de subir ao Campo de Cima, contorne o Pico de Ana Ferreira por uma estrada de terra em estado razoável. Na encosta nordeste do monte, poderá observar uma série de enormes colunas de basalto com o aspecto de tubos de um órgão. Estas formações têm o nome técnico de “traquiandesitos” e são fissuras de retracção que se formaram durante o arrefecimento do magma. Vale a pena tentar levar o carro até lá, ou então fazer a caminhada a pé para evitar a estrada com o piso em mau estado. Por baixo das formações basálticas existe um miradouro a partir do qual conseguirá ver bem toda a parte leste da ilha.

• Ao passar no vale entre o Pico de Ana Ferreira e o Cabeço das Flores, observe o bonito desfiladeiro, escavado pela força do vento e pela pouca chuva que cai por estas paragens, lembrando, em pequena escala, certos recantos do Monument Valley, nos Estados Unidos.

Comentários

Comentários