P8271758

Pico da Picota

Depois, retome a EN 266 em direcção a Monchique, passando de novo pela Nave. Logo à entrada de Monchique, vire à direita, em direcção a Alferce. Cerca de 500 metros depois, vire à direita, para onde uma pequena tabuleta de madeira indica Serra da Picota.

• Siga por uma estrada agradável, com uma paisagem cheia de arvoredo que se vai adensando com a subida. Repare nos enormes medronheiros que crescem mesmo à beira da estrada. Cerca de 4 quilómetros depois, chegará ao fim da estrada e estará a cerca de 100 metros do cume do monte, onde está instalado um posto de vigia de prevenção contra incêndios. A vista para sul é particularmente bonita, permitindo contemplar, nos melhores dias, grande parte desta costa algarvia.

• Se desejar subir a Picota a pé, existe um óptimo trilho para o efeito. Após fazer de carro cerca de 400 metros, vire à direita, entre dois muros de pedra sobreposta, e estacione no fim dessa estrada. Depois, siga o trilho, que o levará por uma caminhada de cerca de uma hora e meia através de uma bonita paisagem. Repare nos densos bosques de carvalhos e medronheiros. É um percurso fácil, mas que, mesmo assim, exige alguma preparação física, pois tem trechos muito íngremes. No entanto, lembre-se de que está a fazer um passeio e não a participar numa competição desportiva. Sente-se para descansar e apreciar a paisagem as vezes que achar necessário ou, se sentir que está a despender um esforço exagerado, permita-se não completar o percurso.

• Resta-lhe agora regressar a Monchique e pôr em dia os seus conhecimentos sobre a gastronomia da região. Recomendamos-lhe que prove os enchidos, o presunto curado, o bolo de tacho e o pudim de mel.

Comentários

Comentários