DSC04198

Percurso pedestre da Serra Devassa

Quase em frente ao portão de entrada para a Lagoa do Canário, do lado oposto da estrada, começa um trilho que permite visitar a pé todas as lagoas por onde acabou de passar de carro e alguns outros locais acessíveis apenas através deste passeio pedestre. Ao longo de cerca de 6 quilómetros, passará pela Lagoa do Canário, Pico das Éguas, Lagoa Rasa, Lagoas do Caldeirão Grande e do Carvão, as duas Lagoas Empadadas e a Lagoa do Pau Pique. Poderá estacionar junto a um largo à beira da estrada. Durante todo o trajecto dispõe de boas indicações e informações diversas afixadas em painéis. O percurso faz-se bem em duas horas, mesmo com crianças, e termina no local onde se inicia. O terreno é pouco acidentado e muito seguro, mesmo para crianças irrequietas.

• Pegue de novo no carro e siga na direcção de Vista do Rei, ignorando, por agora, o cruzamento à direita, indicando Sete Cidades. Chegará, dentro em pouco, a um logradouro com vários parques de estacionamento. Está no Miradouro da Vista do Rei, cujo panorama das lagoas já deve ter visto, em “diferido”, em inúmeros folhetos turísticos. Estacione e aprecie ao vivo a paisagem deslumbrante da Lagoa das Sete Cidades.

• A partir daqui, poderá dar início a uma caminhada em volta da cratera que abriga as lagoas e apreciar uma das mais belas paisagens naturais da ilha. É um percurso relativamente extenso, que leva cerca de três horas a fazer-se na sua totalidade, com um grau de dificuldade médio. Siga o caminho em terra batida com a indicação Cumeeiras e encontrará depois um trilho que acompanha de perto o bordo da cratera. É possível encurtar caminho descendo até às lagoas e subindo pela encosta oposta. No entanto, se o fizer, perderá grande parte da beleza do percurso, uma vez que os melhores panoramas se desfrutam justamente na segunda metade do caminho, nos locais opostos à Vista do Rei. É difícil enganar-se no percurso, já que existem sempre bons pontos de referência à vista. No final, irá ter de novo ao logradouro onde deixou o seu carro estacionado.

Comentários

Comentários