DSC_4478

Percurso Megalítico do Monte dos Amantes

Prossiga agora o seu caminho em direcção a Vila do Bispo. Repare no conjunto de 18 modernos aerodínamos, sinal de que também aqui já se acredita na necessidade de investir em energias renováveis.

• Acerca de 10 quilómetros da Carrapateira, passará pelo Parque de Merendas Pinhal do Samouqueiro, à sua direita, bem sombreado por um denso pinhal. Possui mesas, cadeiras e um local para foguear. Infelizmente, o estado geral de conservação não é dos melhores.

• Depois de entrar em Vila do Bispo, procure a saída para Sagres. Na rotunda à entrada dessa via existe, à direita, uma estrada estreita de alcatrão, em mau estado, que era a antiga estrada para Sagres. Siga por essa via paralela à EN 268. A cerca de 2 quilómetros, vire à esquerda e passe num viaduto por baixo daquela estrada nova. Logo a seguir, encontrará, do lado esquerdo, um espaço para estacionar o carro.

• Junto ao estacionamento, existem indicações e brochuras que o ajudarão a descobrir vários menires e um túmulo. É fundamental seguir com precisão todas as informações disponíveis no local, para não se perder! Junto de cada monólito, existe uma tabuleta indicativa que permite identificá-lo e determinar a posição no percurso. Um bom trabalho da Junta de Freguesia de Vila do Bispo.

• O percurso total tem uma extensão de cerca de 1 200 metros, o que se faz perfeitamente numa calma caminhada de cerca de uma hora. Só precisa de uns sapatos cómodos e, se o dia estiver solarengo, de um bom chapéu, pois não há sombras! Além disso, vale a pena assinalar que muitas das gravuras esculpidas nas pedras se distinguem melhor com a luz rasante do nascer e do pôr do Sol.

Comentários

Comentários