Penedo Durão

Volte à direita quando vir indicado Poiares e Penedo Durão. Chegado a um cruzeiro, vire à esquerda para Penedo Durão.

• Se observar no céu enormes aves escuras, planando lentamente, saiba que são abutres. Assim, quando vir um charco, do lado esquerdo da estrada, experimente virar pelo caminho onde uma tabuleta indica Alimentador de abutres. Quando o caminho acaba, encontrará, provavelmente, um local cheio de cadáveres putrefactos de gado, cães ou outros animais, aí colocados propositadamente para alimentar aquela colónia de abutres. No entanto, se tem um estômago delicado ou viaja na companhia de crianças, aconselhamo-lo a evitar este “espectáculo” (tal como o “aroma”, bastante forte).

• Continuando pela estrada alcatroada, chegará ao Miradouro do Penedo Durão, onde existe um espaçoso logradouro, no qual poderá estacionar. Aí há também espaço suficiente para as crianças brincarem.

• Junto à falésia, existem mesas e bancos de pedra, onde poderá descansar ou tomar uma refeição, contemplando o belo panorama do Rio Douro e da Barragem de Saucelhe. Também poderá observar diversas aves a sobrevoar o miradouro, passando algumas vezes à altura dos seus olhos, fitando-o, curiosamente, a menos de 30 metros de distância! As aves acastanhadas, com gola de penas claras, são abutres-leonados; as esbranquiçadas e mais pequenas são abutres-do-Egipto (não os confunda com as vulgares cegonhas, estas têm o pescoço mais comprido, além de outras diferenças).

• Descendo por uma vereda, poderá apreciar melhor a paisagem, a partir de um pequeno miradouro que fica situado num promontório mesmo sobre o abismo. Mas, cuidado: mantenha as crianças longe do precipício!

• Poderá fazer uma excelente caminhada, sempre junto à falésia, seguindo por um caminho florestal que entronca, à direita, na estrada de alcatrão, um pouco antes do miradouro.

Comentários

Comentários