DSC02355

Pego-do-Inferno

Siga viagem em direcção a Tavira. A estrada encontra-se em bom estado, com uma paisagem que vai alternando entre a serra muito arborizada e as planícies com charnecas de mato pouco denso.

• Ao chegar à povoação de Quatro Estradas, vire à esquerda, na direcção de Asseca, e, passados cerca de 2 quilómetros, vire novamente à esquerda, onde está indicado Moinhos de Rocha. Cerca de um quilómetro adiante, encontrará um parque de estacionamento, onde deve deixar o carro.

• Ao fim de uma caminhada entre laranjais, irá encontrar uma ponte de madeira que atravessa a Ribeira de Alportel, dando acesso a um caminho que o levará até uma laguna, ou pego, onde a ribeira se precipita, formando uma magnífica cascata. A este local paradisíaco chamam localmente o Pego-do-Inferno, devido à grande profundidade da lagoa criada pela cascata. Um pouco abaixo, o caudal é engrossado pela Ribeira da Asseca, formando um curso de água que atravessa Tavira, o Rio Gilão.

• Se considerar que há condições para tal, talvez possa aproveitar para fugir ao impiedoso Sol do Verão algarvio, refrescando-se nas águas frescas da cascata. No entanto, preste atenção às crianças, ou a quem não saiba nadar bem, já que, em algumas zonas, a laguna é bastante profunda, ficando-se rapidamente “fora de pé”.

Comentários

Comentários