burros-2

Passeios de Burro em Aljezur

O projecto Burros & Artes em Aljezur oferece-lhe passeios pedestres, animação ambiental e interacção com a região, tudo e sempre na companhia de burros e da sua dona e amiga, Sofia.

Sofia é uma apaixonada por burros que resolveu fazer desta relação uma forma de vida. O que a Sofia lhe oferece são passeios pedestres na companhia destes animais, ao seu ritmo e com a sua ajuda no transporte de cestas de piquenique, binóculos, mantas ou agasalhos. As crianças são as grandes privilegiadas, que podem ir “cavalgando” no burro que for o seu preferido, depois de muitas festas, distribuição de cenouras e outras trocas de mimos que ambos tanto adoram. E se os pequeninos deixarem, os adultos claro, também podem experimentar.

Os burros são animais afáveis, ternos, pacientes, robustos, cooperativos e pachorrentos, para nomear apenas algumas das suas qualidades. A relação criada com estes animais ao longo dos passeios é inesquecível, muito para as crianças mas também para os mais velhos, porque o fascínio pelos burros é um fenómeno sem idade. O seu ritmo é ideal para passeios descontraídos e para desfrutar da paisagem e de tudo o que a região lhe oferece.

O Sítio dos Burros, no Vale das Amoreiras é o local ideal para estas Burricadas, onde os percursos o levam por vales e colinas verdejantes, espinhaços com vistas maravilhosas desde o mar até à Serra de Monchique, pelo Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina, do norte ao sul do Concelho de Aljezur até as terras vizinhas, do Cabo de S. Vicente ao Alentejo. A quinta Vale de Amoreiras está circundada por cerca de 50 hectares de plena natureza, na cauda da Serra de Monchique e também do Parque Natural. Fica a 3km da Vila de Aljezur e a 10km da sua magnífica costa. Trata-se de uma antiga quinta, muito bem cuidada, onde desfrutará das infra-estruturas de uma casa centenária, mas sobretudo dos trilhos traçados na herdade. Aqui, os passeios podem ser mais longos ou mais curtos, com duração entre 1h30 e 6 hrs.

Para passeios fora da quinta, pode optar por um passeio de um dia completo e explorar as ruas de Aljezur e o seu castelo erguido pelos árabes no século X, ou rumar até ao litoral do Rogil, onde a vista das falésias sobre praias de pescadores forradas de impressionantes formações rochosas o vão deixar sem vontade de partir.

A Sofia organiza também passeios de longa duração, de 2 a 7 dias, de Aljezur a vários pontos interessantes, como o Cabo de S. Vicente, Odeceixe, Monchique, Monte Clérigo e Arrifana, para um verdadeiro retiro em comunhão com a natureza, o mar, a luz, o cheiro e… a lua.

De resto as hipóteses são muitas mais, faça a sua proposta, a Sofia e os seus burros esperam por si.

Burros e Artes
Vale da Amoreiras
Apartado 19
8671-909 Aljezur

Tel: 282 998 331

www.burros-artes.blogspot.com

 

Comentários

Comentários