Açores-Ponta-Delgada-Parque-Terra-Nostra

Parque Terra Nostra

Quando começar a sentir que até a sua roupa interior já cheira a enxofre, então está na hora de partir em busca do Parque Terra Nostra. Entre pelo portão e siga sempre em frente, detendo-se apenas para pagar a entrada. Seguindo o som das vozes, chegará a um enorme lago, alimentado por uma bica que debita um jorro descomunal de água castanha. Não se preocupe: apesar da cor, estas águas termais são perfeitamente limpas.

• Quando entrar na água, perceberá porque é que estão todos tão contentes: a água está morna e, junto à bica, a temperatura é mesmo extremamente elevada. Uma delícia para os mais friorentos, que se transformará mais tarde num problema, quando tiverem de regressar ao exterior. O lago tem uma profundidade de cerca de 1,30 metros, excepto num fundão protegido e sinalizado com cordas. É preciso ter muito cuidado com as crianças, porque, caso surja uma emergência, a água não tem qualquer visibilidade!

• Obviamente, o parque tem muito mais para ver. Trata-se de um autêntico jardim botânico, extremamente bem cuidado, onde se destacam os inúmeros fetos, relíquias vivas de há milhões de anos, quando a terra ainda tremia sob as passadas dos dinossáurios.

Horário: todos os dias, das 10.00 h às 19.00 h.

• Seguindo pela rua que passa em frente ao portão do parque, estacione um pouco mais à frente junto a um fontanário. Siga pela vereda por onde uma tabuleta indica Lomba das Barracas, caminhando sempre ao lado de uma levada. Preste atenção às lindíssimas folhas de inhame que dominam a paisagem, do lado direito da vereda. Chegará a uma pequena lagoa, chamada Poça das Furnas, alimentada por um jorro de água termal quente, mas aqui perfeitamente cristalina, mesmo a pedir uma segunda sessão de banhos.

• Ainda na vila das Furnas, poderá visitar os Viveiros Florestais de Trutas e observar todas as fases de crescimento destes belos e deliciosos peixes, destinados ao povoamento de vários cursos de água da ilha.

Horário: dias úteis, das 08.00 h às 16.00 h; fim-de-semana, das 10.00 h às 18.00 h.
Preço: gratuito.

Comentários

Comentários