maxresdefault

Parque Municipal do Sítio das Fontes

Para iniciar a descoberta da região, saia de Portimão em direcção a Lagoa e, ao fim de poucos quilómetros, vire à direita para Estômbar. Ali, siga a indicação Fontes, no caminho para Silves, e vá com atenção para não passar o cruzamento de uma estrada de terra, à esquerda, com uma tabuleta indicando o Sítio das Fontes.

• Estacione o carro no local adequado e siga depois o trilho, que o leva até um troço da ribeira com as margens consolidadas por muros de pedra sobreposta. No final, um açude com uma comporta, junto a uma nora, mantém o nível da água constante. Mais ou menos a meio existe uma ponte que permite não só ter acesso à outra margem, como também dividir a parte menos funda (para as crianças) da zona mais profunda, mediante uma comporta de madeira. Escadas também de madeira permitem entrar e sair da água com facilidade.

• A água cristalina deixa ver o fundo, coberto de seixos rolados. Se tiver curiosidade de ver de onde vem toda esta água, suba o ribeiro uma ou duas dezenas de metros e encontrará uma cavidade, de onde brota um jorro de água suficientemente abundante para alimentar esta piscina natural.

• À volta do ribeiro encontra-se um parque muito agradável, com mesas, bancos, caixotes do lixo, assador, lavabos… enfim, uma série de equipamento que lhe permitirá desfrutar plenamente deste espaço de lazer. Também existe um anfiteatro ao ar livre, onde, durante o Verão, acontecem espectáculos diversos. Por sua vez, um percurso de manutenção, bem assinalado, pode constituir um complemento bastante saudável para uma manhã bem passada. No cais, junto à nora, atracam ocasionalmente, durante a maré cheia, barcos com turistas que viajam de Silves até Portimão, explorando todos os recantos do rio Arade.

Comentários

Comentários