AdrenalinerushwithatobogganrideMonteFunchal

Os carros de cesto

Terminada a visita ao Jardim Orquídea, desça até ao cruzamento onde iniciou a subida para o Jardim Botânico e, se quiser experimentar os célebres carros de cesto e/ou visitar o Jardim Tropical Monte Palace, siga a indicação Monte. Depois de alguns quilómetros, encontrará um largo sombreado por enormes plátanos, onde pode estacionar. Seguindo até ao fim do largo, tome o caminho da direita, onde está uma escultura que representa os carros de cesto. Estes encontram-se logo ao virar da curva.

• Os carros de cesto terão sido inventados por um inglês que vivia no Monte e trabalhava no Funchal. Deste modo, tornou as idas diárias à capital mais rápidas e, simultaneamente, mais agradáveis. Trata-se de um carro em verga, de dois lugares, que é manobrado por dois homens de forma a deslizar na calçada, sobre patins de madeira. A vertiginosa descida é controlada unicamente pelos condutores, que travam o carro com os pés! No entanto, segundo consta, não há acidentes a registar. Assim, talvez valha a pena experimentar este meio de transporte seguro e ecológico!

• A descida dura 20 a 30 minutos e acaba na parte velha do Funchal. À chegada, terá à sua espera um táxi que poderá levá-lo de volta ao Monte, por cerca de 5 euros. Mas também pode usar o teleférico, que faz o mesmo percurso em cerca de 15 minutos e lhe permitirá desfrutar de um magnífico panorama da baía.

Local: Carreiros do Monte – Sítio da Igreja.
Contacto: 291 78 39 19.
Horário: de segunda a sábado, das 09.00 h às 18.00 h; domingo, das 09.00 h às 13.00 h.

Comentários

Comentários