transferir (11)

Museu Rural e do Vinho

Para chegar ao museu, vire, na rotunda à saída do Cartaxo para Vila Chã de Ourique, na direcção de Rio Maior. Depois, siga as indicações Museu e Complexo Desportivo. Encontrará o museu a seguir a um hotel, do lado direito. Este espaço museológico procura recuperar todos os aspectos que se relacionam, de alguma forma, com a tradição do vinho, desde a plantação das vinhas até ao produto final, incluindo o fabrico das pipas. O ponto fulcral do museu é, sem dúvida, um lagar recuperado, que permite aos que nunca tiveram contacto com este tipo de estrutura perceber exactamente de que se trata. Como curiosidade, existe ainda uma típica taberna de província, que reproduz, na perfeição, a decoração desse género de estabelecimentos. Aí poderá provar alguns vinhos, se não se importar de pagar mais 0,25 euros.

Local: Quinta das Pratas.
Contacto: 243 70 12 57.
Horário: terça a sexta, das 10.30 h às 12.30 h e das 15.00 h às 17.30 h; sábado, domingo e feriados, das 09.30 h às 12.30 h e das 15.00 h às 17.30 h. Encerra à segunda.

• Regressando ao centro do Cartaxo, faça uma pequena paragem no jardim da Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício da Câmara Municipal. Um pouco abaixo, ergue-se o Mercado Municipal, onde poderá adquirir artesanato da região, em especial objectos de cerâmica e cestaria. Para o lado oposto, num alpendre junto à Igreja Matriz, encontra-se o monumento mais importante do Cartaxo, um belo cruzeiro manuelino do século XVI, ornamentado, no topo, com uma imagem de Cristo crucificado e, do lado oposto, de Nossa Senhora.

Comentários

Comentários