SONY DSC

Museu Municipal do Crato

O museu está instalado num antigo palácio setecentista, que só por si merecia a visita – de destacar nesta construção são as pinturas que ornamentam os tectos, a azulejaria monocromática, o altar e o arco que dá nome à rua. Para além do interesse arquitectónico do edifício, o museu apresenta ainda uma exposição permanente que documenta a história da zona, desde a pré-história até sensivelmente ao período barroco, procurando esclarecer as dúvidas que possam assaltar os turistas que visitam o Crato – os vestígios megalíticos, a presença romana ou a construção do Mosteiro de Flor da Rosa são apenas alguns dos assuntos explorados.

Local: Rua do Arco, n.° 3.
Contacto: 245 99 73 00 (Câmara Municipal do Crato).
Horário: das 09.00 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h.
Encerra à segunda.

• O Castelo do Crato, insolitamente caiado de branco, seria outro ponto a recomendar aos visitantes, se não fosse uma tarefa tão difícil – o edifício, que se encontra em ruínas, pertence à Fundação do Castelo do Crato, estando vedado ao público enquanto decorrerem as obras de beneficiação.

• Passando pela Rua da Sobreira, não deixe de entrar na Casa do Forno Comunitário. Trata-se de uma casa de origem medieval, de apenas um piso, com uma grande chaminé e sem janelas. Era nesta casa que se fazia o fumeiro, que reflecte a importância do porco na economia da região.

Comentários

Comentários