museus

Museu Municipal de Torres Vedras

Este museu, fundado em 1929, está instalado no Convento da Graça. Possui uma boa colecção de peças arqueológicas, dispostas por ordem cronológica. Também chamamos a atenção para as peças de ornamento e para uma bonita colecção de lucernas, bem como para a exposição sobre a evolução do crânio humano, desde os homens primitivos até ao homo sapiens. Noutras salas, encontram-se diversas peças militares, bem como pinturas e esculturas. Igualmente digno de nota é o molde com que eram fabricadas as balas de chumbo, para as armas de carregar pela boca, bem como uma excelente representação da Batalha do Vimeiro.

Local: Praça 25 de Abril.
Contacto: 261 31 04 84/5.
Horário: terça a domingo, das 10.00 h às 13.00 h e das 14.00 h às 18.00 h. Encerra à segunda.

• Depois, desça ao centro da cidade pela Rua 9 de Abril, que passa à direita da Pastelaria Havaneza e, no Largo de São Pedro, entre no característico Café Brasileira de Torres. Prove aí uns deliciosos pastelinhos de feijão, que são uma tentadora especialidade desta terra. Em frente, faça uma visita à bonita Igreja de São Pedro, construída no século XVI. Repare, à entrada, no portal ricamente trabalhado e, lá dentro, no imponente órgão e na agradável conjugação de cores dos azulejos.
Continuando pela rua que passa do lado esquerdo da igreja quando estamos de frente para a fachada e virando depois à esquerda, por uma rua estreita, vamos dar a um largo com um pequeno jardim onde fica o Chafariz dos Canos. Trata-se de uma lindíssima obra arquitectónica, toda em pedra trabalhada. Observe as carantonhas no cimo do chafariz, por onde se escoa a água da chuva.

• A seguir, pegue no carro e siga as indicações que o levam ao castelo, através de ruelas apertadas. É claro que também pode ir a pé e fazer um excelente passeio. Além de uma óptima vista da cidade e dos arredores, encontrará no castelo um bom espaço ajardinado, onde poderá deixar as crianças gastarem as suas energias. Aproveite também para visitar a Igreja de Santa Maria do Castelo. Uma seta indica onde se encontra a senhora que poderá abrir a porta. Depois, desça do castelo, seguindo o caminho para o centro da cidade, e atravesse a ponte em frente, que o leva ao Parque do Choupal. Aí encontrará um bom parque de merendas e muito espaço para as crianças brincarem, bem como um ringue, que pode servir de campo de bola. Junto a um fontanário foi construída uma enorme gaiola, actualmente com alguns patos; noutras jaulas, estão encerrados diversos cães: trata-se do canil municipal. Do outro lado da estrada, junto à rotunda na saída para Alenquer, existe um bar com uma agradável esplanada.

Comentários

Comentários