Museu-Ammaia-2

Museu Municipal de Marvão

Seguindo pela rua à sua direita, encontrará um pouco adiante a Igreja de Santa Maria, construída nos séculos XIII e XIV, e que actualmente alberga o Museu Municipal de Marvão. Trata-se de um pequeno museu, onde estão expostas algumas obras de arte sacra e vestígios arqueológicos encontrados na zona. Mas talvez o mais interessante seja o núcleo etnográfico, que inclui algumas peças de vestuário antigo, típico da zona, doadas por residentes, para além de outros objectos relacionados com as tradições populares. De destacar são também as lápides funerárias medievais de origem judaica, decoradas com a Menorah (candelabro de sete braços), raras em Portugal, encontradas no cemitério de Marvão.

Local: Largo de Santa Maria.
Contacto: 245 90 91 32.
Horário: todos os dias, das 09.00 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30.

• Continuando pela Rua Dr. Matos Magalhães, encontrará mais um jardim, muito agradável, com um pequeno parque infantil. Uma fonte com uma queda d’água dá um toque mais relaxante ao local. Depois de descansar um pouco, pode agora partir à aventura pelo emaranhado de ruas da vila. Se por acaso se perder, não se preocupe – basta seguir pelas ruas que sobem para chegar novamente ao castelo.

• Se lhe agradam os passeios pedestres em plena natureza, saiba que existem vários, bem assinalados, pela Serra de São Mamede. A partir de Marvão poderá iniciar um deles. Saindo pela Porta de Ródão, desça até perto da rua onde se situa o posto da GNR. Vire à direita na rua seguinte, ao fim da qual existe uma antiga calçada medieval. Esta atravessa a serra até à povoação de Portagem, por entre um denso arvoredo. É uma caminhada bastante agradável, a descer, com cerca de 4 quilómetros. Mas não se esqueça: depois terá de fazer o caminho de volta.

Comentários

Comentários