foto-silves-blog5

Museu Municipal de Arqueologia

Sugerimos que não deixe de visitar este excelente museu, onde se encontram, impecavelmente expostos, os principais espólios arqueológicos deste concelho. É nele que está, por exemplo, toda a vasta colecção de cerâmica muçulmana recolhida nas escavações efectuadas no castelo.

• Um dos pontos de maior interesse do museu reside num poço mouro do século XII, que foi descoberto durante escavações realizadas em 1979, que nada tinham a ver com a construção do museu. De facto, foi a própria descoberta do poço que despoletou a ideia de desenvolver este núcleo museológico. O poço, em óptimo estado de conservação, tem um diâmetro de 2,5 metros e 18 metros de profundidade. Existe uma escadaria em caracol que dá acesso ao fundo. Julga-se que este poço seja um exemplar único no mundo.

• Durante as escavações do poço, foram encontrados diversos artefactos de grande interesse arqueológico, como peças de cerâmica, moedas quadrangulares mouras e várias jóias. A exposição vai da pré-história ao século XVII.

Local: Rua Portas de Loulé, n.° 14, centro histórico de Silves.
Contacto: 282 44 48 32.
Horário: das 10.00 h às 12.30 h e das 14.30 h às 18.00 h (excepto aos feriados). Encerra à segunda.

Comentários

Comentários