Museu de Aveiro

Se quiser visitar este museu, mas não lhe apetecer pedalar em piso inclinado, o melhor é deixar a buga num dos respectivos parques e subir, a pé, até à Catedral de São Domingos, um templo de fachada barroca. O museu está instalado nas imediações da Catedral, no antigo Convento de Jesus, mantendo-se alguns espaços da sua anterior condição conventual. Destacam-se o lindíssimo túmulo da Princesa Santa Joana, encomendado por D. Pedro II ao arquitecto João Antunes, e a bela talha dourada.
O museu exibe uma das mais importantes colecções de arte sacra do país, além de possuir outras secções interessantes. É de destacar também a biblioteca (de acesso reservado), que acolhe um espólio rico, dividido em dois núcleos: um, dedicado ao livro antigo, e outro, a publicações mais recentes, relacionadas sobretudo com a História Geral e a História da Arte. O museu também acolhe, frequentemente, exposições temporárias.

Local: Avenida de Santa Joana Princesa.
Contacto: 234 38 31 88.
Horário: terça a domingo, das 10.00 h às 17.30 h. Encerra à segunda e dias 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

• À saída do museu, aproveite para visitar também a Catedral de São Domingos, e não abandone estas paragens sem apreciar, no largo frontal, o bonito cruzeiro gótico-manuelino. Depois, continuando a andar para sul, chegará ao magnífico Parque Municipal, junto ao Estádio Mário Duarte. O espaço está bem arborizado e possui alguns recantos encantadores, como uma curiosa fonte que parece escavada na rocha. Os mais novos encontrarão, decerto, motivos específicos de interesse, algures entre o parque infantil e as gaiolas gigantes, que albergam várias espécies de aves. Aí perto, também poderá visitar a Igreja de Santo António e São Francisco. As duas capelas geminadas, construídas em homenagem aos dois santos, são o que resta do antigo Convento de Santo António, fundado em 1524.

• Regressando ao centro, sugerimos que esqueça a dieta por alguns momentos e prove uma especialidade da doçaria regional, como os ovos moles, em hóstia ou em barricas, considerados a imagem de marca de Aveiro.

Comentários

Comentários