article_dest_141_Convento S. Domingos 04 - MN, 02.11.2009 (MJR)

Museu de Arqueologia de Montemor-o-Novo

Este núcleo museológico está instalado no antigo Convento de São Domingos, fundado no início do séc. XVII. Logo à entrada, não deixe de apreciar o magnífico interior da igreja, totalmente revestido com azulejos policromáticos.

• O núcleo arqueológico do museu procura dar uma visão cronológica da ocupação desta área geográfica, cobrindo um período que vai do Paleolítico à Idade Média. Aqui estão expostos vários artefactos ligados à caça e à vida comunitária, entre outros. No museu encontrará também parte do espólio encontrado na gruta do Escoural, por onde passará mais tarde.

• Para além do núcleo arqueológico, o convento alberga outras salas de exposição, com algumas curiosidades. Assim, encontrará também, entre outras, uma sala dedicada à etnologia, em especial aos ofícios tradicionais, e outra dedicada à olaria portuguesa, que reúne um acervo extenso, doado por uma coleccionadora particular.

Local: Rua de São Domingos.
Contacto: 266 89 02 35.
Horário: das 10.00 h às 12.30 h e das 14.00 às 17.30. Encerra à segunda e dias feriados.

• Aproveite agora para fazer uma pausa no Jardim Público, entre a Rua do Calvário e a de Olivença, perto da Igreja do Calvário. Trata-se de um espaço verde agradável, com buxos esculpidos em forma de animais e dois pequenos lagos artificiais. As sombras generosas são ideais para recuperar as energias despendidas na subida ao castelo.

Comentários

Comentários