0231

Museu Carlos Machado

A entrada para o museu faz-se por um agradável jardim que só por si mereceria uma visita. O acervo museológico está instalado no antigo Convento de Santo André, o primeiro padroeiro de Ponta Delgada, e tem o nome do seu fundador, Carlos Maria Gomes Machado, reitor do antigo Liceu Nacional de Ponta Delgada e professor de História Natural. O museu é, em parte, o resultado do grande interesse demonstrado, pelos naturalistas da segunda metade do século XIX, pelas ciências da natureza.

• A secção de História Natural reflecte os princípios museológicos daquela época, valorizando sobretudo o número de espécies apresentadas. A naturalização dos animais expostos é da autoria de Manuel António de Vasconcelos, que frequentou em Lisboa um curso de taxidermia, patrocinado pelo Conde de Fonte Bela, patrono a quem o museu deve também a colecção de Etnografia Africana. Além do grosso da colecção de História Natural, situado no primeiro piso, poderá também apreciar uma interessante exposição de cetáceos, numa sala no rés-do-chão, com entrada pelo jardim.

• O museu possui ainda excelentes colecções de etnografia (dividida em várias secções, como actividades domésticas, agricultura, pesca, olaria e brinquedos), arte sacra, pintura, escultura e meios de transporte.

Local: Rua João Moreira, Ponta Delgada.
Contacto: 296 28 38 14.
Horário: Verão, das 09.30 h às 12.30 e das 14.00 h às 17.30 h; Inverno, das 10.00 h às 12.00 h e das 14.00 h às 17.00 h. Encerra à segunda.

Comentários

Comentários