Cidade de Sines (4)

Museu Arqueológico Municipal

Perto do parque, poderá também visitar o interessante Museu Arqueológico Municipal. Apesar de estar instalado num espaço de dimensões reduzidas, o museu alberga um valioso acervo, dividido pelos núcleos de arqueologia, etnografia, paleontologia, malacologia (moluscos) e mineralogia. A secção dedicada à arqueologia é, sem dúvida, a mais representativa e é composta por achados provenientes do Paleolítico até à Época Romana. É de destacar o denominado “Tesouro do Gaio” (nome da herdade onde foi encontrado), constituído, entre outras peças, por uma gargantilha, brincos e contas de vidro, ouro e prata, que remontam ao séc. VII a.C.

Local: Rua Dr. Francisco L. Lopes, n.° 40.
Contacto: 269 63 23 30.
Horário: das 10.00 h às 12.45 h e das 14.00 h às 16.45 h. Encerra à segunda.
Preço: gratuito.

• Se quiser descansar um pouco antes de sair da cidade, dirija-se à zona norte da cidade (junto ao Pavilhão dos Desportos), para visitar o Jardim das Descobertas, um espaço agradável e bem cuidado. Preste atenção ao gracioso coreto e ao grande lago, ornamentado com pontes e um repuxo.

• Siga agora na direcção do mar e, depois de ver a estátua de Vasco da Gama (lembramos que foi aqui que, em 1469, nasceu o navegador), desça a bonita escadaria que leva à ampla marginal. Como poderá verificar, existe aí uma praia excelente, com um areal extenso e água límpida e relativamente temperada. A completar o cenário, encontrará bons restaurantes com esplanada e um recinto para praticar futebol de praia.

Comentários

Comentários