DSCF0094-Conv.Carmo

Museu Arqueológico do Carmo

Depois, siga até ao Largo do Carmo, onde poderá fazer uma visita ao Museu Arqueológico. Este museu está instalado nas ruínas da antiga igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, fundado, em 1423, por D. Nuno Álvares Pereira. O templo ficou gravemente danificado com o terramoto de 1755, e subsequente incêndio, e nunca mais foi completamente restaurado. Ainda assim, é o mais importante exemplo de arquitectura gótica de Lisboa. No museu encontrará diversas peças arqueológicas de interesse, onde se destacam as egípcias e as pré-colombianas. Repare, por exemplo, no excelente estado de conservação das múmias peruanas e egípcias.

Local: Largo do Carmo.
Contacto: 213 47 86 29.
Horário: de Maio a Setembro, das 10.00 h às 18.00 h; de Outubro a Abril, das 10.00 h às 17.00 h. Encerra à segunda e dias de Ano Novo, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e Natal.

• A seguir, desça à Rua Garrett e suba até à incontornável Brasileira. Chamamos a atenção para o mobiliário antigo, muito bem conservado. Continue até ao Largo Camões, onde se encontra uma estátua do poeta, e siga pela Rua da Misericórdia até ao Jardim de São Pedro de Alcântara. Do miradouro que aí se encontra poderá observar a encosta oposta, onde fica o bairro da Graça.

• Desça aos Restauradores pela calçada à direita deste jardim, no simpático Elevador da Glória: uma espécie de carro eléctrico, nivelado de modo a compensar a inclinação da rua. Pegando no carro, siga para Sete Rios e estacione no amplo parque de estacionamento em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa. Em alternativa, utilize o Metro – a Linha Azul faz a ligação, sem ser necessário mudar de comboio, entre o Chiado e o Jardim Zoológico.

Comentários

Comentários