timthumb

Miradouro da Senhora da Penha

Se quiser apreciar um panorama bem alargado da região, talvez seja boa ideia subir ao Miradouro da Senhora da Penha, que está bem assinalado, à direita, um pouco antes de chegar a Castelo de Vide. A estrada atravessa a Serra de Castelo de Vide, através de uma paisagem algo diferente da que associamos normalmente ao Alentejo. Deverá estacionar perto de um fontanário, depois de avistar a Ermida da Senhora da Penha. Terá de subir a pé até ao miradouro por um caminho antigo, com degraus de pedra.

• A dureza da subida é recompensada por uma panorâmica soberba – nos melhores dias, consegue-se avistar Castelo de Vide em frente, Marvão à direita, e ao longe, a norte, as Portas de Ródão (corpos rochosos situados nas duas margens do Tejo, em Vila Velha de Ródão) e as serras da Gardunha, Estrela e Açor.

• Desça agora pela mesma estrada até ao cruzamento, virando então à direita para Castelo de Vide, seguindo depois sempre pela EN 246-1, até ao centro da vila. Aí encontrará um pequeno jardim, bem cuidado, e o Parque João José da Luz, um espaço agradável, com bastante arvoredo e um pequeno parque infantil. Poderá descansar aqui antes de começar a perscrutar o emaranhado de ruas que se estende pelas encostas da vila. Atenção: as ruas são bastante íngremes e algumas têm grandes degraus e piso irregular, pelo que se aconselha vivamente o uso de calçado prático e confortável para caminhar.

Comentários

Comentários