54253751

Mata Nacional de Barão de São João

Depois, volte pela estrada que o levou à barragem, até ao cruzamento com a EN 120, que faz a ligação entre Lagos e Aljezur, onde irá virar à direita.

• Entretanto, se tem um interesse especial pelo contacto com a natureza, sugerimos-lhe um pequeno desvio até à Mata Nacional de Barão de São João. Para isso, basta virar à direita no cruzamento pouco antes de chegar a Bensafrim. Barão de São João fica a cerca de 6 quilómetros de distância. Chegado à povoação, procure a indicação Mata Nacional; na dúvida, vá escolhendo sempre as ruas que sobem… Acabará por encontrar uma pequena floresta constituída, essencialmente, por pinheiros, eucaliptos e cedros, onde existe um bom parque de merendas e vários circuitos de manutenção, bem como um restaurante.

• Os circuitos de manutenção estão bem marcados e divididos por graus de dificuldade. Em cada estação de paragem encontrará sugestões para exercícios físicos complementares e conselhos para monitorização do esforço físico despendido. Também existem trilhos de vários quilómetros de extensão, que convidam a umas boas caminhadas ou a agradáveis passeios de bicicleta. O trajecto de alguns percursos tem poucas inclinações e, mesmo assim, permite desfrutar de magníficas paisagens. Nos locais menos arborizados encontram-se estevas e muitos medronheiros, que deixam antever a possibilidade de apanha grandes “barrigadas” de medronhos a quem passar por lá no Inverno (mas atenção, só os bem moles é que estão maduros!).

• O parque de merendas tem uma boa dimensão e está bem equipado, com mesas, bancos de madeira, caixotes para o lixo e outros equipamentos. Existe um poço lá perto, mas está devidamente protegido com uma rede metálica forte, à prova de “descuidos”. O carro pode ir mesmo até junto do parque, caso seja necessário descarregar um farnel mais pesado.

Comentários

Comentários