11093336

Maria Vinagre

Entrando na vila, siga em frente no cruzamento, no sentido da tabuleta que indica Baía dos Tiros. Irá ter à costa, onde encontrará vários trilhos que lhe permitirão fazer longos percursos a pé sobre as falésias, desfrutando de paisagens magníficas. Também passará por excelentes praias, bem abrigadas entre a falésia alta. A extensão do percurso escolhido dependerá apenas da sua preparação física e disponibilidade.

• Se preferir uma variante mais animada e original, vire à esquerda no último cruzamento antes de chegar à vila, onde existe uma paragem de camionetas. Siga por aí até encontrar um armazém com uma porta azul, a seguir a uma vivenda. Entre pela estradinha de terra entre estes dois edifícios, vire à esquerda no primeiro cruzamento, ao pé de umas casas velhas, e depois vá com atenção ao lado direito da estrada. Quando vir um lago com nenúfares, vire à direita e, seguindo a estrada da esquerda, irá passar junto a uma cerca com burros. Quando esta terminar, vire à direita até à primeira casa.
É aqui que alguns alemães organizam viagens a pé pela costa vicentina, na companhia de burros que carregam a bagagem. A duração das viagens é variável, assim como o preço estipulado. Para informações e preços, pode contactá-los através do telefone 282 99 52 45.

• Depois, saindo da região de Maria Vinagre e seguindo a EN 120, na direcção de Aljezur, vai passar por Rogil, uma simpática aldeia no alto de uma colina. Se nunca visitou um moinho, pode aproveitar a ocasião para o fazer, virando à esquerda junto da tabuleta que indica Moinho da Arreata.

• Existem nesta estrada muitos trilhos de terra batida que permitem o acesso à costa, mas o mau estado do piso recomenda muitas vezes o uso de um veículo todo-o-terreno. Se estiver convenientemente equipado, não deixe de os explorar. Mas nunca é demais recomendar prudência na aproximação da borda das falésias costeiras, que, nesta região, são muitas vezes constituídas por um xisto muito quebradiço.

Comentários

Comentários