DSC00740

Santa Bárbara

Quando passar por Santa Bárbara, encontrará a indicação Parque Natural de Fonte Lima. Seguindo sempre as tabuletas, acabará por chegar a um parque de estacionamento. No parque natural, encontrará um amplo espaço ajardinado, que foi construído em redor de uma fonte antiga. Há aí um agradável parque de merendas, um bar com esplanada, um parque infantil bem equipado e instalações sanitárias. Todo o recinto está impecavelmente limpo e dispõe de bastante espaço para as crianças explorarem. Os lagos, repuxos e riachos dão muita vida a todo o parque, cuja localização proporciona também uma boa vista dos arredores. Tenha em conta, no entanto, que este par- que é escolhido, por vezes, para festas de casamento, o que traz algumas complicações a quem pretenda fazer uma visita normal.

acf95fca-cb9a-495a-993a-2bd1ac7f0a0a

Praia Azul

Mais tarde, volte à esquerda, quando vir a indicação Praia Azul. Trata-se de um areal muito amplo, onde, na parte sul, vem desaguar um rio, formando uma laguna. Junto à praia, existe um bar com uma boa esplanada, colocada num local estratégico. Sobre as dunas, cresce muita vegetação, adaptada a este meio tão rude.

terreno_torres_vedras_98327443628064399

Varatojo

Saia novamente de Torres Vedras, seguindo a indicação Varatojo. Passe pela esquadra da GNR e suba depois ao monte que fica um pouco adiante, coroado por um enorme miradouro bem visível cá de baixo. No entanto, convém ir com atenção, uma vez que o Miradouro do Varatojo é recente e não se encontra assinalado. Deverá virar à direita depois de um fontanário que fica antes da placa indicativa da localidade. O miradouro aparecerá, repentinamente, no final da subida, do lado direito. A vista é interessante e abarca toda a cidade e uma boa parte dos arredores. Depois, seguindo na mesma estrada, poderá visitar o Convento de São Francisco.

Local: Convento do Varatojo, Torres Vedras.
Contacto: 261 31 41 20.
Horário: todos os dias, das 9.00 h às 12.00 he das 15.00 h às 19.00 h.
Preço: gratuito.

c2c9d8772321882a547eb1d205f08922

Caixeiros

Continuando a descer pela mesma estrada, passará pela ETAR de Torres Vedras (com inevitável cheiro intenso) e, depois de atravessar uma pequena ponte, irá ter a um cruzamento, onde deve virar à esquerda em direcção a Santa Cruz, passando pela localidade de Caixeiros. Antes, voltando à direita na Gondruzeira e fazendo um pequeno desvio de cerca de um quilómetro, poderá apreciar dois moinhos em razoável estado de conservação.

c2c9d8772321882a547eb1d205f08922

Moinho de Caixeiros

Seguindo caminho, passará, pouco depois, pelo Moinho de Caixeiros, que aparece do lado esquerdo da estrada, junto a um cruzamento com semáforos. Completamente recuperado e em perfeito estado de funcionamento, este moinho é um autêntico museu vivo, que serve de recordação a todos os moleiros que, até há bem poucas décadas, trabalhavam nos muitos moinhos que ainda hoje se avistam pelos cabeços desta região. Normalmente, o moleiro vivia no piso térreo. Em média, cada moinho produzia 10 a 15 quilos de farinha por hora. Ao lado do moinho, existe um pequeno bar onde ser- vem deliciosos pãezinhos com chouriço.