846_1289267961_cadaval

Casa do Cadaval

Esta importante exploração agrícola, uma das maiores do país, oferece aos visitantes, mediante marcação prévia, várias actividades interessantes, sobretudo para aqueles que pretendem fugir ao bulício da cidade e “comungar” com a natureza e a faina rural. Faz parte da chamada Rota do Vinho do Ribatejo e, por isso, não surpreende que uma das principais atracções seja a visita às vinhas e à adega, com prova de vinhos opcional. Esta poderá ser acompanhada por alguns petiscos, se os visitantes assim o desejarem, ou mesmo por uma refeição, desde que o indiquem na altura da marcação. Além das artes do vinho, os visitantes poderão ficar a conhecer aspectos relacionados com outras culturas ou estabelecer um contacto mais estreito com os animais. Existem ainda zonas de caça e cursos de água óptimos para a pesca.

Local: Muge (EN 118).
Contacto: 243 58 80 40.
Preço: a combinar, consoante o tipo de visita.

quem_somos_se_santarem

Percurso em Santarém

A estrela deste percurso é, indubitavelmente, a cidade de Santarém, que agradará, sobretudo, aos que gostam de locais onde a História surge a cada esquina. Depois, quando o apelo por paragens mais descontraídas se fizer sentir, propomos uma incursão por terras de conhecida tradição vitivinícola e gastronómica, onde poderá descansar um pouco e “sacudir o pó da estrada”.

26375253

Torre das Cabaças

Também chamada Torre do Relógio, foi construída no século XIV e esteve, até há bem pouco tempo, num estado de ruína considerável, tendo sido colocada a hipótese da sua demolição devido ao risco que constituía para os transeuntes. Felizmente, acabou por ser recuperada, funcionando, actualmente, como Museu do Tempo. Como o nome indica, aqui poderá apreciar uma curiosa exposição ligada às várias vertentes do tempo, desde os aspectos mais filosóficos até aos da sua medição. No entanto, para visitar este espaço, terá de se dirigir primeiro ao museu de arqueologia.

Local: Largo Zeferino Sarmento.
Contacto: 243 30 44 00.
Horário: terça, quarta, sábado e domingo, das 09.30 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h; quinta e sexta, das 10.00 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h. Encerra à segunda.

ftacurbana01

Almeirim

Quando tiver “recarregado as baterias”, regresse à estrada principal e continue no sentido de Santarém. Siga depois a indicação Almeirim. Chegado à cidade, não deixe de provar, se estiver na hora de uma refeição, o prato mais conhecido da região: a sopa de pedra. Depois, talvez já de barriga cheia, poderá fazer uma pausa no jardim da Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, entre a Avenida 25 de Abril e a Rua Dr. José Amaro de Almeida, um espaço recente e bastante agradável, com uma zona relvada e um pequeno lago artificial.

A seguir, poderá visitar mais um marco da Rota do Vinho do Ribatejo. À saída de Almeirim para Salvaterra de Magos, encontra-se a Quinta da Alorna, uma exploração essencialmente vitivinícola, que funciona nos mesmos moldes da Quinta do Cadaval, com especial destaque para a prova de vinhos, com ou sem acompanhamento. Na propriedade, ergue-se ainda um belo palácio do século XIX.

Local: EN 118 (km 73).
Contacto: 243 57 07 00.
Preço: a combinar, consoante o tipo de visita.