3343283-copyrights_Cooperativa_Agricola_Produtores_Sal-Rio_Maior9

Percurso em Rio Maior

Para o início deste percurso, propomos um breve passeio por Rio Maior, seguido de uma paragem nas curiosas Marinhas do Sal. Curiosa é, também, a Igreja Paroquial Dólmen ou Anta, que convidamos a visitar. Depois, se quiser saber onde fica a nascente do Rio Alviela, dirija-se a Olhos de Água. Aí poderá dar livre curso à sua alma de explorador(a). Antes de regressar à cidade de Rio Maior, terá ainda oportunidade de observar algumas das actividades regionais, expostas no Museu Rural e Etnográfico de São João da Ribeira.

Antiga Rotunda Praça Republica - Rio Maior

Rio Maior

Comece a manhã com um passeio pelo Jardim Municipal, um óptimo espaço verde que fica no centro da cidade. O recinto está bem cuidado e, em alguns recantos, apresenta mesmo uma vegetação que poderíamos apelidar luxuriante. Possui diversos arruamentos, onde as crianças poderão dar agradáveis passeios de bicicleta. A esplanada do bar que aí se encontra também poderá ser uma boa opção para alguns momentos de descontracção dos adultos, enquanto os mais novos se divertem no parque infantil, que fica mesmo ao lado (só para menores de 10 anos). Existe também um bom ringue de patinagem e um recanto com muita sombra e um pequeno parque de merendas, ideal para quem gosta de piqueniques ao ar livre. Depois, seguindo a indicação Cemitério, passará em frente ao Mercado Municipal, onde se vende um pouco de tudo o que é produzido na região. A seguir, continue para a Igreja da Misericórdia, integrada no centro histórico da cidade. Aconselhamo-lo a fazer essa parte do trajecto a pé.

Museu Rural São João Ribeira Salão 3

Museu Rural e Etnográfico

Este interessante museu, fruto da perseverança da Sra. Nazaré Varela, exibe antigos utensílios e usos da região. A exposição está dividida em diversas áreas temáticas, relacionadas com a produção de vinho e azeite, lavoura, cerâmica, etc. A quantidade e o estado de conservação dos objectos expostos é notável e permite ficar com uma ideia clara destas actividades tradicionais. Na cozinha, também mobilada de forma tradicional, poderá assistir, mediante marcação prévia, ao fabrico do pão no forno de lenha e saboreá-lo no final da visita. Para isso, no entanto, terá de pagar um suplemento, que vai de 25 a 30 euros.

Local: Largo Padre Francisco Saramago, n.° 1.
Contacto: 243 94 91 05.
Horário: terça a domingo, das 10.00 h às 13.00 h e das 14.00 h às 18.00 h. Encerra à segunda.

• Saindo do museu, poderá fazer uma visita à Torre Mourisca, que fica aí perto, junto da igreja. Trata-se de um minarete, já muito modificado, que se julga ter pertencido a uma mesquita que existia no local.