Caldas da Rainha 2

Regresso às Caldas da Rainha

Finalmente, regresse às Caldas da Rainha, passando novamente perto de Óbidos. Se tiver ficado com a sensação de que nem tudo ficou bem visto, ainda poderá fazer uma última visita a esta vila; caso contrário, aproveite para voltar ao Parque D. Carlos I, onde poderá terminar o dia, ou para dar um passeio nocturno pelo centro histórico da cidade, já liberto, a essas horas, da azáfama quotidiana.

surfguidingpeniche2

Peniche

Regresse à EN 114 e siga em direcção a Peniche. Ao passar por Coimbrã, aproveite para dar uma vista de olhos ao bonito cruzeiro manuelino que ali existe. Já em Peniche, siga a indicação Porto. Passará por um agradável jardim, do lado esquerdo da rua, com parque infantil, bar com esplanada e boas sombras. Depois, estacione no parque junto ao cais de embarque e, se é um apreciador da Natureza ou se, simplesmente, gosta de andar de barco, faça uma visita à Ilha da Berlenga. Existem várias empresas que vendem bilhetes para esta viagem, mas os preços rondam, de uma maneira geral, cerca de 15 euros por adulto e 10 euros por criança. Os horários variam muito, mas durante a época estival são relativamente regulares: – ida: de 15 de Maio a 30 de Junho e de 1 a 15 de Setembro, às 10.00 h. De 1 de Julho a 31 de Agosto, às 09.30 e às 11.30 h; – volta: de 15 de Maio a 30 de Junho e de 1 a 15 de Setembro, às 16.30 h. De 1 de Julho a 31 de Agosto, às 16.30 h e às 18.30 h.

banner01

Museu de José Malhoa

Este museu também se encontra dentro do jardim. Aí poderá apreciar colecções de pintura, escultura, cerâmica, desenho e medalhística, sobretudo dos séculos XIX e XX. Mas o destaque vai, sem dúvida, para os núcleos de pintura de José Malhoa, de cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro e de estatuária de Francisco Franco e Leopoldo de Almeida (autor da estátua de José Malhoa que se encontra no exterior do edifício). O museu alberga ainda uma biblioteca de arte, que inclui documentação relativa aos artistas representados.

Local: Parque D. Carlos I.
Contacto: 262 83 19 84.
Horário: terça a domingo, das 10.00 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.00 h. Encerra à segunda e feriados principais.

• Se a secção de cerâmica do museu lhe tiver despertado o interesse pelas louças das Caldas, vá até à Rua Columbano Bordalo Pinheiro, onde poderá visitar a Casa-Museu São Rafael. Aí poderá ficar com uma visão mais completa da cerâmica produzida, durante longos anos, na Fábrica Bordalo Pinheiro, onde se encontram diversos originais e cópias de peças desenhadas pelo artista.

Local: Rua Columbano Bordalo Pinheiro, 53.
Contacto: 262 83 93 84.
Horário: segunda a sexta, das 10.00 h às 12.00 h e das 14.00 h às 16.30 h. Encerra aos fins-de-semana.

Caldas_Praca_da_Fruta

Caldas da Rainha

Experimente começar a manhã com uma visita ao Mercado da Fruta, na Praça da República. Trata-se de um tradicional mercado ao ar livre, com o aspecto de uma feira movimentada. Misture-se com a multidão, inspire os aromas da fruta e dos legumes e aprecie o melhor que a agricultura do Oeste tem para oferecer. Um pouco acima, repare no bonito Chafariz das Cinco Bicas, antes de descer à parte baixa da cidade. Aproveite para ir apreciando as cantarias e sacadas, muito trabalhadas, que adornam as fachadas dos muitos edifícios de traça Arte Nova, em especial os nos. 34-36, 35-37 e 53 da Rua Miguel Bombarda ou o n.° 19 da Rua José Barbos. Por todo o lado encontrará lojas de cerâmica tradicional das Caldas, que vendem desde verdadeiras obras-primas até às peças mais “brejeiras”, que são, geralmente, as mais conhecidas e procuradas.

5273516

Ilha da Berlenga

O Arquipélago das Berlengas é, actualmente, uma reserva natural e só a ilha maior, a Berlenga, é visitável, embora, mesmo assim, com algumas condicionantes relativas ao percurso pedestre. Também foi imposto um limite legal de 300 pessoas por dia na ilha, o que poderá condicionar a sua visita. A água é cristalina e convida a um mergulho. Poderá também optar por uma viagem de bote, para visitar as inúmeras grutas semi-submersas – mas, nesse caso, prepare-se para algumas emoções fortes! Poderá ainda subir ao farol, visitar a imponente Fortaleza de São João Baptista e dar umas migalhas às gaivotas…