Dividida por esse vasto caudal de água que dá pelo nome de Rio Tejo, a Região de Lisboa e Vale do Tejo tem certamente muito para oferecer, seja na margem direita, travada pelo oceano, seja na margem esquerda, onde já se sente a proximidade da província alentejana. A influência deste grandioso rio – o maior que atravessa o nosso país – faz-se notar não só nos campos, lezírias, vales e planícies, mas também nas cidades e gentes, que desde sempre procuraram tirar o melhor partido da enorme abundância que o seu leito proporciona.

• Nesta região, como não poderia deixar de ser, Lisboa, a “cidade das sete colinas”, atrairá uma boa parte das atenções. Mas, como poderá constatar, existem muitos outros pontos de interesse nestas paragens, que nada ficam a dever aos da cosmopolita capital. Com efeito, os atractivos são mais que muitos, seja qual for a direcção em que se desloque. As páginas seguintes mostram que, nesta região, não faltam locais dignos da sua visita, alguns deles ainda relativamente desconhecidos. A verdade é que, além dos pontos emblemáticos do nosso país, como o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Mafra ou o Santuário de Fátima, entre tantos outros, existem ainda, no perímetro de Lisboa e Vale do Tejo, autênticas “pérolas” à espera de serem descobertas.

• Estas preciosidades (as muito e as pouco conhecidas) surgem, pelo menos aos nossos olhos, como perfeitamente capazes de lhe proporcionar muitos momentos agradáveis. Os percursos que se seguem foram seleccionados com essa intenção e esperamos ainda que lhe sugiram um bom número de apetecíveis alternativas.

convent-of-christ-in-tomar

Em Tomar

Inicie o percurso com uma visita ao Parque do Mouchão, em pleno coração da cidade. Logo à entrada, repare na enorme roda de rega que ali labora há séculos! Este é um espaço de lazer muito agradável, com muitas árvores e recantos lindíssimos à beira-rio, acompanhados por diversos açudes e pontes. Também é possível fazer um passeio pelo rio, já que existem pequenos barcos para alugar. Perto do estádio, encontra-se um bom parque de merendas, que brinda os visitantes com uma excelente panorâmica do rio. A propósito, repare nos milhares de barbos que aí permanecem quietos, quase indolentes… Junto ao parque de merendas, há também um bom parque infantil, pelo que poderá usufruir calmamente desse espaço enquanto mantém as “debaixo de olho”.

• Depois, atravesse a Ponte Velha e aprecie os Moinhos de Água d’EI Rei, engenhos curiosos que, no segundo quartel do século XVI, aproveitavam a força motriz da água para uso industrial. Do outro lado, na Rua Everard, observe a oficina de fundição e serralharia, que produz verdadeiras obras de arte em ferro fundido e forjado.

• A seguir, atravesse a parte velha da cidade, subindo a Rua Serpa Pinto até à espaçosa Praça da República. Aí, poderá visitar a Igreja de São João Baptista, na qual se destaca o magnífico portal. A fachada gótica, que lhe dá um toque grandioso, deve-se a D. Manuel I, que, nessa altura, era também Mestre da Ordem de Cristo. No interior do templo, aprecie o púlpito, em pedra trabalhada, e as tábuas quinhentistas do mestre Gregório Lopes.

Local: Praça da República.
Contacto: 249 31 26 11.
Horário: todos os dias, das 10.00 h às 18.00 h.
Preço: gratuito.

846_1289267961_cadaval

Casa do Cadaval

Esta importante exploração agrícola, uma das maiores do país, oferece aos visitantes, mediante marcação prévia, várias actividades interessantes, sobretudo para aqueles que pretendem fugir ao bulício da cidade e “comungar” com a natureza e a faina rural. Faz parte da chamada Rota do Vinho do Ribatejo e, por isso, não surpreende que uma das principais atracções seja a visita às vinhas e à adega, com prova de vinhos opcional. Esta poderá ser acompanhada por alguns petiscos, se os visitantes assim o desejarem, ou mesmo por uma refeição, desde que o indiquem na altura da marcação. Além das artes do vinho, os visitantes poderão ficar a conhecer aspectos relacionados com outras culturas ou estabelecer um contacto mais estreito com os animais. Existem ainda zonas de caça e cursos de água óptimos para a pesca.

Local: Muge (EN 118).
Contacto: 243 58 80 40.
Preço: a combinar, consoante o tipo de visita.

acf95fca-cb9a-495a-993a-2bd1ac7f0a0a

Praia Azul

Mais tarde, volte à esquerda, quando vir a indicação Praia Azul. Trata-se de um areal muito amplo, onde, na parte sul, vem desaguar um rio, formando uma laguna. Junto à praia, existe um bar com uma boa esplanada, colocada num local estratégico. Sobre as dunas, cresce muita vegetação, adaptada a este meio tão rude.

6952_ori_loures

Loures

Diante do portão principal do Jardim Zoológico, passa uma via rápida, sobre o viaduto, por onde aconselhamos que vá. Para lá chegar, terá de passar para o outro lado do viaduto, atravessando o parque de estacionamento que se encontra instalado por baixo do mesmo. Siga então para a CRIL, na direcção de Loures e Torres Vedras. Depois, descendo a Calçada de Carriche, siga sempre em frente, pela via rápida que liga Lisboa a Loures, e vire à esquerda antes das portagens da A8. Passada a placa de sinalização de Loures, volte à direita quando vir indicado Montachique e Torres Vedras.