5668435347_0d92b1bc38_b

Jardins do Palácio

Siga agora para a povoação de Estói e estacione perto da Igreja Matriz de São Martinho. Ao fim da rua, avistam-se os elegantes portões de ferro forjado que dão acesso ao Jardim do Palácio de Estói.

• O Palácio de Estói é um edifício bastante invulgar de estrutura rococó, em fase de reabilitação. Os jardins, apesar de se encontrarem em péssimo estado de conservação, ainda constituem um local agradável para um bom passeio à sombra do arvoredo. Estão repletos de estátuas e de motivos em azulejaria. Não deixe de apreciar o lago, ornamentado ao centro por uma fonte desactivada, com duas sereias e enormes conchas de pedra.

Existem instalações sanitárias no jardim, embora não estejam indicadas: ficam à direita, na rua da entrada.

• Por baixo da escadaria que nos leva do lago para uma alameda bem sombreada por árvores frondosas, encontra-se uma pequena cascata com estátuas de pedra, protegida por enormes portões de ferro trabalhado. Repare nos mosaicos do chão: são semelhantes aos que existem em Milreu.
As estátuas que ornamentam as escadarias representam celebridades portuguesas e estrangeiras, como o Marquês de Pombal, Bocage, Garrett, Castilho e Milton.

Local: Estói.
Horário: Das 09.30 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h.
Fecha aos domingos, segundas e feriados.
Preço: gratuito.

Comentários

Comentários