getattachment3

Herdade da Courela

Mais ou menos a meio caminho entre o referido cruzamento e Alcáçovas, encontra-se, do lado direito, uma estrada de terra batida com uma tabuleta indicando Água de Elvirinha e Courela. Se quiser, pode fazer um pequeno desvio e aproveitar para visitar um pequeno Museu Agrícola, situado na Herdade da Courela e cuja localização está relativamente bem indicada.

• Neste pequeno museu encontrará diversos engenhos e ferramentas, outrora utilizados na agricultura local, distribuídos por duas salas. A informação é escassa e, se não tiver qualquer interesse especial por este tipo de assunto, talvez não valha a pena fazer os cerca de 2 quilómetros de desvio. A propósito, se a estrada estiver pejada de vacas alentejanas bem constituídas, não entre em pânico: avance devagar que, lentamente e a contragosto, o gado lá se vai afastando. Chegado ao monte, se o portão estiver fechado por causa do gado, pode abri-lo e passar, mas tendo o cuidado de voltar a fechá-lo atrás de si. No caso de não fazer nenhuma ideia de como é que se abre aquele pedaço de rede mole com paus pendurados, a que nas quintas da zona se teima em chamar pomposamente “portões”, o melhor é não arriscar: para não se magoar, toque a buzina que, se estiver gente em casa, acabam por vir “desobstruir-lhe” o caminho.

• De regresso à estrada principal, encontra-se, um pouco adiante, uma ponte sobre a Ribeira de Alcáçovas. Tanto antes como depois da ponte, é possível estacionar o carro do lado direito da estrada para apreciar a zona ou descer até junto de um pego, óptimo para passar uma tarde de tranquila pescaria.

Comentários

Comentários