OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Flor da Rosa

Nas proximidades do Crato, também poderá visitar a povoação Flor da Rosa, seguindo as placas que indicam Alpalhão e Mosteiro. Ao chegar a Flor da Rosa, dirija-se primeiro ao Posto de Turismo, na Rua do Mosteiro. Aí, para além de informações importantes sobre o concelho, poderá visitar a reconstituição de uma casa alentejana típica, com uma cozinha e um quarto antigos, e uma mostra de trajos da região. No fumeiro, procura-se explicar aos mais novos (e não só…) como era viver no campo sem electricidade.

• Aqui poderá também alugar bicicletas, disponibilizadas por uma empresa privada, e percorrer a zona, visitando, por exemplo, os pontos de interesse megalítico que se encontram espalhados um pouco por todo o concelho.

• Além disso, se estiver interessado no artesanato da região, poderá obter informações sobre algumas oficinas de olaria de Flor da Rosa, que ainda estão em laboração utilizando os métodos tradicionais. Poderá não só acompanhar o processo de fabrico, mas também adquirir algumas peças de carácter utilitário, consideradas excelentes pela forma como conservam a água fresca ou pela sua resistência ao fogo.

Comentários

Comentários