100_3537

Ermida da Senhora da Rocha

Seguidamente, saia de Porches abandonando a EN 125 e dirija-se à Ermida da Senhora da Rocha, situada num promontório sobre a falésia. O desvio vale a pena, mesmo que seja só para apreciar a paisagem.

• A ermida tem uma estrutura arquitectónica interessante e é rematada por uma cúpula octogonal. No século XV, foi construída uma fortaleza em torno da ermida, para defesa da costa, que foi destruída durante o terramoto de 1755. Ainda podemos observar as ruínas daquela antiga construção, meio escondidas pelos canaviais, no caminho de acesso ao promontório.

• Perto da ermida, existe um parque de estacionamento e um retiro com alguns bancos. Para este oeste existem vários trilhos, junto à borda da falésia que convidam a pequenas caminhadas entre as praias Não faltarão restaurantes pelo caminho.

• Do lado esquerdo do promontório, encontra-se uma praia simpática que, como não podia deixar de ser, se chama da Senhora da Rocha, bem anichada no meio das falésias e dispondo de diversas estruturas de apoio. Mas, se quiser visitá-la durante a chamada época alta, é preferível deixar o carro no parque junto à ermida. O parque da praia costuma ficar cheio logo às primeiras horas da manhã.

Comentários

Comentários