CamaraGrandola-cc (1)

Em Grândola

Perto da entrada norte da vila, repare no Memorial ao 25 de Abril, um enorme painel de azulejos com a letra e a música de Grândola Vila Morena, canção emblemática de Zeca Afonso que serviu de sinal para as forças militares darem início, em conjunto, às manobras da Revolução dos Cravos.

• Depois, visite o Jardim Municipal (entre a Avenida António Inácio da Cruz e a Rua D. Ana Luísa da Cruz Costa), onde poderá dar um passeio agradável sob a sombra do arvoredo frondoso. Para além de ser um espaço agradável e bem cuidado, possui um bom retiro para merendas, equipado com mesas e bancos à sombra, água corrente e instalações sanitárias. É também uma boa alternativa para os mais novos, possuindo um parque infantil, para além de um lago e uma gaiola enorme com diversas espécies de aves, que poderão constituir, eventualmente, outro ponto de interesse.

• Ao lado do jardim, há diversos estabelecimentos com boas esplanadas, onde poderá tomar um café, aproveitando ao máximo o sossego muito característico de uma vila alentejana.

• Dê um passeio pelo núcleo tradicional da vila, apreciando o casario baixo de paredes caiadas e ornamentadas com rodapés altos em ocre ou azul. Na zona mais antiga, visite a Igreja Matriz e observe o retábulo-mor, ricamente decorado, revestido a talha dourada e azulejos, onde se destaca o frontal do altar das almas. Aprecie também a pintura maneirista de Fernão Gomes sobre o tema do Pentecostes.

Comentários

Comentários