De regresso ao Mogadouro

Siga caminho na direcção de Algoso, através de bosques cerrados de choupos, freixos e carvalhos. Passando a simpática aldeia de Uva, encontrará um rio inserido numa paisagem lindíssima. Perto da ponte, do lado direito da estrada, existe um atractivo parque de merendas, muito bem equipado com mesas, bancos e assadores, tudo à beira-rio. Depois da ponte, há um caminho que permite percorrer a margem direita para jusante. Um bom local para um passeio de descontracção…

• Seguindo viagem através de uma paisagem de xisto coberto de esteval, que faz lembrar, no aspecto e no cheiro, o barrocal algarvio, repare, quando passar por Vale de Algoso, nas casas de pedra tradicionais que, aqui, são bastante grandes, por vezes com vários andares.

• Em Algoso, não deixe de subir ao castelo, construído sobre um maciço rochoso com 681 metros de altura, para apreciar a magnífica paisagem que daí se desfruta. Lá em baixo, verá o Rio Angueira, com a sua bonita ponte medieval.

• Continuando na EN 219 em direcção ao Mogadouro, ainda vale a pena fazer um desvio, de cerca de 2 quilómetros, para visitar o Castelo de Penas Roias, também incrustado num escarpado cabeço rochoso. A aldeia também merece algum do seu tempo.

• Finalmente, chegado ao Mogadouro, não deixe, se ainda tiver oportunidade, de fazer uma visita ao Miradouro do Santuário de São Cristóvão.

Comentários

Comentários