sorraia

Coruche

Siga na direcção de Coruche, passando pela freguesia de Glória do Ribatejo. Se quiser fazer uma pausa nesta povoação, aproveite para visitar a singela igreja ou o Museu Etnográfico, que fica na Rua da Fonte Velha, perto do Largo D. Pedro I, e expõe trajos típicos, artesanato da região e alfaias agrícolas (contacto: 263 59 57 74).

• Já em Coruche, dirija-se ao centro, pela estrada que acompanha o Rio Sorraia. Estacione no parque e percorra, a pé, as ruas típicas da zona histórica, enfeitadas com cestos de flores e belos candeeiros de ferro. No largo onde se encontra o pelourinho, que é uma cópia recente do original quinhentista, admire o edifício dos Paços do Concelho, um antigo solar do século XVII, adornado por um belo painel de azulejos. Não deixe, também, de apreciar os vários templos da vila.

• Para fazer uma pausa, dirija-se ao jardim público, que fica junto à margem do Sorraia. Aí poderá encontrar muita sombra, uma vegetação cuidada, um bom parque infantil, algumas mesas e bancos de pedra e um pequeno quiosque-bar com esplanada. Tudo isto mesmo à beira-rio! A zona ribeirinha também costuma ser frequentada por pescadores à linha, que aí tentam apanhar bogas, carpas, bordalos e barbos.

Comentários

Comentários