cerro de s. miguel

Cerro de São Miguel

Logo à saída de Moncarapacho, na direcção de Tavira, vire à esquerda, seguindo a indicação do IP1 (Via do Infante). Mas, atenção: é preciso entrar bem no cruzamento para ver a placa, que se encontra meio oculta à esquerda. Alguns quilómetros adiante, torne a virar à esquerda, seguindo a indicação Cerro de São Miguel.

• Seguindo pela estrada que “ataca” o cerro, sobretudo se passar nesta zona durante a Primavera ou no início do Verão, repare num alargamento de terreno à sua direita, onde uma falésia arenosa está completamente esburacada com ninhos de abelharucos. Se parar o carro e esperar um pouco, é possível que consiga ver chegar ou partir do ninho uma das aves mais bonitas da nossa fauna ornitológica, com a sua vistosa plumagem esverdeada, branca e acobreada. Nesta altura, se as condições atmosféricas forem favoráveis, já poderá deleitar-se com uma vista espectacular para a esquerda, que se estende até ao mar.

• Continuando a subida, encontrará, quando estiver quase a chegar ao topo, uma bifurcação. Siga pela via da esquerda. Entretanto, verá que a estrada tem vários recantos, à direita, onde poderá parar, se assim o desejar. Existe, inclusive, uma pequena mata de pinheiros, onde poderá estacionar e, eventualmente, fazer um piquenique à sombra do arvoredo.

Antes de chegar ao cume, aproveite para voltar a apreciar a paisagem, pois desfrutará de uma bela visão de quase toda a costa algarvia. Para isso, não vale a pena ir mesmo até ao topo, pois este está completamente “infestado” de antenas e suas instalações de apoio.

• Quando descer, vire à esquerda na bifurcação e entre depois numa estradinha de terra, em razoável estado de conservação, que o levará até ao lugar de Azinheiro, continuando a desfrutar de uma paisagem agradável dos montes vizinhos. Aí, siga na direcção de São Brás de Alportel.

Comentários

Comentários