Castro do Lesenho

Regresse à EN 311 e continue na direcção de Cabeceiras e Salto.

• Algum tempo depois, encontrará, à esquerda, as indicações Casa Florestal da Relva e Truticultura Rio Beça. Se tiver curiosidade em conhecer um viveiro de trutas, siga a indicação. Depois de passar por um bosque cerrado, vire de novo à esquerda. Na estação de fruticultura poderá ver os tanques e até comprar algumas trutas, se o desejar. A estação está aberta de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

• Depois, continue pela mesma estrada, através de uma paisagem encantadora, alternando amplos campos de cultivo com bosques densos e perspectiva da serrania. Vire à esquerda quando vir a indicação Campos e tome uma estrada de terra batida que lhe aparecerá novamente à esquerda, pouco antes de chegar ao cemitério da aldeia.

• Siga em frente até onde o piso permitir. Depois, estacione o carro e continue a pé pela elevação que se encontra à esquerda, com grandes penedos no topo. Trata-se do Castro do Lesenho, onde foram descobertas as quatro célebres estátuas dos guerreiros galaicos, ou castrejos, que constituem o ex libris do Museu Nacional de Etnologia e Arqueologia de Lisboa, onde três delas estão depositadas. Alémdisso, o passeio é agradável e a paisagem magnífica. Implica um desvio de cerca de 4 quilómetros, mas vale seguramente a pena para quem se interessa pela arqueologia.

Comentários

Comentários